Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Luis Ladaria lidera Congregação para a Doutrina da Fé

01 jul, 2017 - 17:01 • Aura Miguel

Mandato do cardeal Gerhard Mueller chegou ao fim e não foi renovado.

A+ / A-

O Papa Francisco substituiu o chefe da Congregação para a Doutrina da Fé. O mandato de cinco anos do cardeal Gerhard Mueller chegou ao fim e para o seu lugar sobe o arcebispo Luis Ladaria, que era até aqui o “número dois” deste departamento-chave encarregado de defender a doutrina católica.

É uma das nomeações mais importantes feitas pelo Papa Francisco. Trata-se de um jesuíta espanhol, Luis Ladaria que foi o número 2 de Congregação para a Doutrina da Fé, desde 2008, nomeado ainda por Bento XVI.

O mandato do cardeal Muller como prefeito da Doutrina da Fé terminava agora e o próprio já tinha manifestado o seu desejo de regressar à Alemanha.

É certo que o cardeal Muller também ficou conhecido pelas suas apreensões relacionadas com as ambiguidades suscitadas pela Exortação “Amoris Laetitia”, sobre questões relacionadas com o acesso aos sacramentos por parte dos divorciados católicos que voltaram a casar.

Francisco, ao não renovar o mandato do cardeal Muller, escolhe, no entanto, um moderado, uma vez que o teólogo jesuíta Luis Ladaria é um homem da casa, que conhece bem a congregação que agora vai presidir. Um homem que, numa das poucas entrevistas que concedeu nos últimos anos, afirmou: “Não gosto de extremistas, nem dos progressistas, nem dos tradicionalistas.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+