Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa avisa jovens para consequências de sociedade de "exclusão"

27 mai, 2017 - 17:03 • Ecclesia

Francisco almoçou com pobres, refugiados, sem-abrigo e presos.

A+ / A-

O Papa Francisco convidou os jovens católicos a rejeitar uma sociedade de “exclusão” que fecha as portas a quem sofre, falando durante mais de 45 minutos num encontro que reuniu 13 mil pessoas.

“Vivemos numa sociedade que se defende com a exclusão”, lamentou, na terceira intervenção da viagem a Génova, noroeste da Itália, iniciada esta manhã.

Após ter saudado a multidão que o esperava na entrada do Santuário de Nossa Senhora da Guarda, a cerca de 15 quilómetros do centro da cidade, rezou em silêncio, durante vários minutos, diante da imagem da Virgem Maria.

Francisco almoçou na cidade italiana com pobres, refugiados, sem-abrigo e presos, na sala ‘del caminetto’, no santuário.

Antes, o Papa respondeu a questões de quatro jovens, considerando que a imagem de Deus foi “pisada” nas pessoas que se encontram em dificuldade, como acontece no “cemitério” do Mediterrâneo.

As pessoas, acrescentou, têm nome e não “adjectivos”, desafiando todos a ter a capacidade de “apertar uma mão que está suja” e olhar nos olhos de quem sofre para lhes dizer: “Tu és Jesus”.

Francisco disse aos jovens que é preciso responder à “dor dos outros” e, quando não se consegue, “pedir perdão a Deus”.

A intervenção questionou aqueles para quem a resposta aos problemas alheios passa por “fechar as portas”, sem generosidade.

O Papa advertiu os jovens para os vendedores da “banha de cobra” e pediu-lhes espírito crítico perante aquilo que os media apresentam.

O discurso evocou depois a experiência dos navegadores genoveses, que ensinam a ter “horizonte e coragem”, qualidades necessárias também para os “bons missionários”.

Francisco alertou para a “hipocrisia” e defendeu que a missão aproxima do “coração” das pessoas.

“Não sejam turistas da vida”, desafiou, após falar na “alegria do Evangelho” que ninguém pode tirar.

Os presos da cadeia de Génova acompanharam o encontro pela televisão, recebendo uma saudação do Papa no final.

O regresso a Roma, desde o aeroporto de Génova, está marcado para as 18h45.

Papa. “O bom empresário trabalha ao lado dos trabalhadores"
Papa. “O bom empresário trabalha ao lado dos trabalhadores"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    28 mai, 2017 Cacém 06:50
    E é também não ter medo em chamar pelo nome aos "problemas reais". Perceber o que esta por "detrás" do "chamado terrorismo" que provocou este EXODO vergonhoso de centenas e centenas de milhares de pessoas. É vergonhoso ter medo de falar nas causas do terrorismo, apenas e só apenas, porque as pessoas que o promovem, possuem centenas e centenas de milhões de dólares! Medo dos ricos!

Destaques V+