Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PR manifesta “grande desgosto pessoal” pela morte do padre Carreira das Neves

28 abr, 2017 - 15:24

Marcelo rebelo de Sousa soube da notícia em Coimbra. "É com muito pesar que tomo conhecimento do desaparecimento de uma figura grande da cultura portuguesa."

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou um "grande desgosto pessoal" pela morte do padre Joaquim Carreira das Neves.

"Tenho um grande desgosto pessoal, era amigo dele há muito tempo, era uma grande figura, um franciscano muito devotado ao ensino, à investigação da bíblia e ao serviço dos outros", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, em Coimbra.

O Presidente da República foi informado da morte de Joaquim Carreira das Neves pelo jornalista da SIC que acompanhou a sessão de hoje na Faculdade de Medicina e mostrou-se emocionado.

"Está a dar-me essa notícia e eu é com muito pesar que tomo conhecimento do desaparecimento de uma figura grande da cultura portuguesa", declarou o Presidente da República.

O padre franciscano Joaquim Carreira das Neves morreu hoje, em Lisboa, aos 82 anos, disse à agência Lusa uma fonte do Seminário da Luz, em Carnide, em Lisboa, onde este residia.

A agência Ecclesia noticiou a morte do professor de Teologia Bíblica na Universidade Católica Portuguesa (UCP), que foi autor de várias obras científicas e de divulgação. O padre chegou a colaborar regularmente com o Programa Ecclesia, da RTP2.

Joaquim Carreira das Neves nasceu em 26 de Junho de 1934 na Caranguejeira, concelho de Leiria, e foi ordenado sacerdote em 13 de Julho de 1958; licenciou-se em Teologia em Roma, doutorando-se em Teologia Bíblica na Universidade Pontifícia de Salamanca (1967).

Foi autor de várias obras literárias ligadas aos estudos bíblicos, entre as quais 'As Grandes Figuras da Bíblia' e desenvolveu investigações sobre Jesus e a Cristologia das primeiras comunidades cristãs.

O funeral vai ser presidido pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, neste sábado, 29 de Abril, às 10h00, no Seminário da Luz, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+