Tempo
|
A+ / A-

Verdadeira experiência da Igreja não é uma “flash mob”, diz Papa aos jovens

21 mar, 2017 - 16:32 • Ecclesia

O Vaticano publicou esta terça-feira uma mensagem para a celebração da próxima Jornada Mundial da Juventude, que se realiza a 9 de Abril.

A+ / A-

O Papa Francisco enviou esta terça-feira uma mensagem aos jovens, desafiando-os a deixar a sua marca no mundo e na Igreja, dando como exemplo a Virgem Maria.

“Como a jovem de Nazaré, vocês podem melhorar o mundo, para deixar um sinal que marque a história”, refere, numa mensagem vídeo a respeito da celebração da próxima Jornada Mundial da Juventude, que este ano acontece a nível diocesano, no dia 9 de Abril (Domingo de Ramos).

Francisco disse aos jovens que a Igreja e a sociedade “precisam deles”, da sua “coragem”, dos seus “sonhos e ideais”, para derrubar os “muros” de quem está imóvel.

“[Vocês] abrem caminhos que nos levam para um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano”, referiu.

O Papa convida os jovens católicos a cultivar uma relação de “familiaridade e amizade” com a Virgem Maria, “como uma mãe”.

A mensagem acompanha o tradicional texto para a celebração da Jornada Mundial da Juventude, este ano com o tema “O Todo-poderoso fez em Mim maravilhas”.

Francisco sublinha que a Virgem Maria não é uma “jovem-sofá”, mas deixa-se desafiar por Deus, porque a fé é o “coração” da sua história.

“O seu cântico [Magnificat] ajuda-nos a compreender a misericórdia do Senhor como motor da história, tanto a história pessoal de cada um de nós como a da humanidade inteira”, escreve.

O Papa recorda que a próxima edição internacional das Jornadas Mundiais da Juventude vai decorrer no Panamá, em 2019, antecedida pelo Sínodo dos Bispos de 2018, sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

A mensagem observa que uma “verdadeira experiência de Igreja” não é como um “flash mob” em que se marca um encontro e depois cada segue o seu caminho.

“A Igreja traz consigo uma longa tradição, que se transmite de geração em geração, enriquecendo-se ao mesmo tempo com a experiência de cada indivíduo. Também a vossa história encontra o seu lugar dentro da história da Igreja”, acrescenta.

Francisco alerta ainda os jovens para a “falsa imagem da realidade” transmitida pelos “reality shows”.

“Sede protagonistas da vossa história, decidi o vosso futuro”, apela.

O Papa conclui com uma oração à Virgem Maria, para que ajude todos a “cantar as maravilhas que o Senhor realiza”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+