Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa recebeu grupo judaico que lhe apresentou nova edição da Torá

23 fev, 2017 - 16:27 • Ecclesia

Francisco elogia “diálogo consolidado” entre as duas religiões.

A+ / A-

O Papa recebeu esta quinta-feira no Vaticano um grupo editorial, liderado pelo rabino Abraham Skorka, seu amigo, que lhe apresentou uma nova edição da Torá.

“O diálogo fraterno e institucional entre judeus e cristãos já está consolidado e é eficaz, através de um confronto contínuo e colaborativo. Este vosso presente insere-se plenamente neste diálogo, que não se exprime só mediante as palavras, também nos gestos”, declarou, num breve discurso divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

Após citar as palavras de São João Paulo II, que em 1990 definiu a Torá como sendo o “ensinamento vivo do Deus vivo”, Francisco recordou que Deus chamou Abraão para formar um povo que “se transformasse em bênção para todos os povos da terra”.

“No meio de tantas palavras humanas, que infelizmente impelem à divisão e à competição, estas palavras divinas de aliança abrem-nos a todos nós caminhos de bem a ser percorridos juntos”, sublinhou.

O Papa referiu que a parte introdutiva e a nota do editor da nova versão da Torá “destacam este diálogo, expressando uma visão cultural aberta, no respeito recíproco e na paz, em sintonia com a mensagem espiritual da Torá”.

“Qualquer edição da Sagrada Escritura contém um valor espiritual que supera infinitamente o material”, concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+