Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Figueiredo: "O apito dourado está de volta"

20 fev, 2017 - 12:45 • João Fonseca

O antigo vice-presidente do Benfica critica as actuações de Luís Ferreira e Tiago Martins e pede a demissão do Conselho de Arbitragem.

A+ / A-

António Figueiredo, antigo vice-presidente do Benfica, utiliza um tom irónico para classificar actuações de Luís Ferreira, no Dragão, e de Tiago Martins, em Braga, como exemplos de um fim-de-semana "em grande".

Em Bola Branca, o ex-dirigente é cáustico na análise, concluindo que "o apito dourado está de volta". Figueiredo fala de um árbitro que transformou "faltas ao contrário", no Porto-Tondela. "Um agride e o outro é expulso", avalia, na análise à falta que resultou no segundo amarelo a Osorio. O central foi penalizado, ainda, por uma falta sobre Soares, dentro da área, num lance "inventado, porque o empurrão é dado pelo atacante", defende o antigo dirigente dos encarnados.

Já em Braga, "ficaram dois penáltis por assinalar" pelo árbitro Tiago Martins a favor do Benfica, contabiliza António Figueiredo, que desculpabiliza a equipa de arbitragem num lance ocorrido com Mitroglou dentro da área, mas no lance entre Salvio e Rosic "não viram porque não quiseram".

Responsabilidade do Conselho de Arbitragem

Em jeito de conclusão, o antigo responsável pelo futebol benfiquista considera como "dois atentados" as nomeações do Conselho de Arbitragem, ao mesmo tempo que permitiu que "os dois melhores árbitros portugueses", Artur Soares Dias e Jorge Sousa "andem a passear pelo Mundo", a apitar no Qatar e na Arábia Saudita.

"Não cabe na cabeça de ninguém que tenhamos a casa a arder e irmos apagar o fogo da casa do vizinho. Isto não quer dizer que os árbitros de maior categoria não errem. Haverá sempre erros, não se pode é errar tanto e sempre para o mesmo lado. Não se pode errar tanto, porque quem erra muito, é incompetente e se é incompetente não pode desempenhar a tarefa", acrescenta.

Por estes motivos, António Figueiredo entende que a reunião solicitada por Luís Filipe Vieira ao Conselho de Arbitragem "não vale a pena". Em seu entender o que valeria a pena era que o presidente da Federação, Fernando Gomes, demitisse o órgão gerido por Fontelas Gomes e junta outro dado para sustentar o seu pedido.

"Já deram provas da sua incompetência e nalguns casos existe até uma impossibilidade. Eu jamais faria parte de um organismo qualquer que estivesse a julgar um familiar meu. Não é concebível que um dos vice-presidentes do CA tenha um irmão ainda em actividade, não é concebível", enfatiza o antigo dirigente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Guerreiro
    27 fev, 2017 Pinhal Novo 13:01
    Bom dia. Peço agora para contactarem o Sr. Figueiredo para se prenunciar sobre o fim-de-semana futebolistico, em especial sobre os dois jogos do SLB e do FCP. Será que o Apito Dourado voltou mesmos????? Ou será o colinho vermelho no seu esplendor?
  • manuel gomes
    22 fev, 2017 gondomar 09:44
    Sr. Figueiredo, de futebol não percebe nada, quanto o ouço a dizer perante um painel inteiro de comentadores que diziam que determinado lance era penalty indiscutível e este Sr. dizia a boca cheia que não estamos a espera de quê?, Quanto a RR, tornou-se desde á algum tempo atrás o terceiro órgão de comunicação social do Benfica, pois para além da benfica tv, temos a cmtv e a rr, basta ouvir os relatadores a berrar os golos do benfica, durante um minuto estão a berrar goooooooooooolo do benfica , se for de outros clubes 1o segundos, lamentamos a imparcialidade destes Srs
  • Leão de Amsterdam
    21 fev, 2017 Amsterdam 09:17
    Toino Figueiredo mando-te parte de uma lista do apito branco do qual nunca te queixas e substituto do apito dourado.Afastamento do Hulk 23 jogos sem fundamento!Coação ao Slimani 6 meses?Estorilgate jogo no Algarve botas para o arbitro de Bucelas e festejos do titulo no Alentejo juntamente com o tal juiz que teve mesmo assim de expulsar estorillistas para ganhar o titulo começado a roubar na luz pelo paraty numa falta de Luiscão sobre o Ricardo, Capela 4penaltys por marcar no jogo do limpinho limpinho,ano passado ganhas-tes em ALXXI com 2 penaltys por assinalar contra ti este ano a mesma coisa na luz contra o SCP, empatas-tes com o Setubal na luz com um penalty inventado tal como ganhas-tes no coimbra da mota,mais te faço recordar metade dos titulos do tempo Jorge Jesus foram sacados com trafulhice como a participação na final da taça da cerveja no lugar do Belenenses.Pois é Toino só te recordas o que te convém esqueces que está tudo registado até as declarações do teu presidente quando disse que tudo ia mudar e o resultado está á vista
  • Leão de Amsterdam
    21 fev, 2017 Amsterdam 08:39
    Hó Toino.Espera aí o apito dourado nunca foi embora mudou foi de nome passou a apito branco,quem oferece almoços e é branqueado? quem ganha campeonatos como o ano passado fazendo coação ao Slimani durante 6 meses? ao Hulk durante 23 jogos sem provas a?
  • Leão de Amsterdam
    21 fev, 2017 Amsterdam 08:39
    Hó Toino.Espera aí o apito dourado nunca foi embora mudou foi de nome passou a apito branco,quem oferece almoços e é branqueado? quem ganha campeonatos como o ano passado fazendo coação ao Slimani durante 6 meses? ao Hulk durante 23 jogos sem provas a?
  • João Santos
    20 fev, 2017 Forte da Casa 23:20
    Que moralidade tem este para criticar alguém. Atirou com o Estoril para a 2ª divisão para se vender ao Benfica. É preciso ter lata.
  • Manuel
    20 fev, 2017 Moura 20:08
    Este Senhor ( não sei se o poderei chamar assim ) devia ter vergonha do que está a dizer, então o clube dele que tem sido levado ao colo nestes últimos e agora que o Porto se começou a aproximar vem com uma conversa destas ? tenha vergonha Sr.Figueiredo e não diga asneiras. O Porto e Sporting são os clubes que têm sido mais prejudicados esta época.
  • TUGA
    20 fev, 2017 FEBRES 18:13
    Este gajo não tem um pingo de vergonha!!! Diz-se que "quem não tem vergonha todo o mundo é seu...!", pois não é por acaso que ainda tem o desplante de ir para um programa de televisão, o canal 2 do SLB "CMTV", dar "ares" de gente importante. Ao que nós chegámos...!!!
  • Treinador de Bancada
    20 fev, 2017 Portugal 17:15
    Se querem transformar o futebol num circo mais vale deixarem os equipamentos e apitos em casa... Tragam antes megafones, narizes vermelhos, cabeleiras azuis, "bacalhãos" coloridos pendurados ao pescoço e outros adereços mais condizentes... O que se viu este fim-de-semana foi triste demais... Uma autentica vergonha que de virgem nada tem!!! O que será que move essa gente???
  • antonio
    20 fev, 2017 pombal 16:26
    Um clube que: -Mudou um jogo para o Algarve para lhe facilitar a vitória e põs um árbitro com as (suas) botas vermelhas calçadas a apitar esse mesmo jogo -Com jogador apanhados nas malhas do doping em que, esses mesmos jogadores, apresentaram picos de forma que jamais voltaram a atingir, nas suas carreira e precisamente em anos em que foram campeões (Veloso, Calado, Hernani, Nuno Assis) -Colocou "gente" de confiança no CD da Liga para prejudicar o FCP. Vide, Ricardo Costa e outros "escroques" que prejudicaram deliberadamente os clubes do Norte, o FCP, o Boavista, -Arma emboscada ao FCP num tunel, com auxilio do seu arbitro de confiança, João Pode Ser, para prejudicar o FCP e a verdade desportiva. No qual foi apoiado institucionalmente, numa atitude sem precedentes, -Do que resultou a suspensão sem data marcada de vaŕios jogadores cruciais do FCP, como Hulk Acusa o FCP da fruta mas oferece vouchers aos árbitros em valor muito superior ao custo dessa mesma "fruta" e tem um historial de recepção arbitrais em lugares tipo Elefante Branco e outros quejandos. -Tem adeptos e dirigentes que agridem e coagem árbitros (atual Presidente da Liga Pedro Proença e o fiscal de Linha em pleno jogo, ou vejam aquilo que fala Jorge Cororado numa recente entrevista) -Tem adeptos incendeiam autocarros, agridem outros jogadores com tacos de baseball, matam outros adeptos com verylights, -Tem presidentes cadastrados e com passado e fortunas de proveniência duvidosa -Não é O FCP!!!

Destaques V+