Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Criada comissão para organizar festa dos 500 anos da volta ao mundo de Fernão Magalhães

19 jan, 2017 - 13:57

As comemorações vão realizar-se entre 2019 e 2022.

A+ / A-

O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros a criação de uma comissão temporária para preparar as comemorações dos 500 anos da volta ao mundo comandada pelo português Fernão de Magalhães. As comemorações vão realizar-se entre 2019 e 2022.

A Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação vai ser presidida por José Manuel de Carvalho Marques, actual presidente da Câmara de Sabrosa e impulsionador da criação da Rede Mundial das Cidades de Magalhães.

O anúncio da comissão e do seu presidente foi feito esta quinta-feira pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros.

Em comunicado, o Conselho de Ministros diz que o autarca possui uma "vasta experiência e conhecimento na coordenação de projectos multi-organizacionais em torno da temática da circum-navegação".

“São assim criadas as condições para a organização das comemorações dos 500 anos da primeira viagem completa em torno do globo, concretizada entre 1519 e 1522, facto histórico que será assinalado não só no âmbito da acção externa e de desenvolvimento regional, como também nas vertentes cultural, científica e económica”, indica o comunicado.

Fernão de Magalhães (1480—1521) organizou e comandou a primeira viagem de circum-navegação ao globo, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito, que veio a ser baptizado com o seu nome.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eduardo
    20 jan, 2017 Porto 10:28
    Parabéns, ainda há alguém que se lembra dos nossos grandes navegadores!

Destaques V+