Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo reitera necessidade de renegociar a dívida

04 dez, 2016 - 14:05

Num discurso de cerca de quinze minutos, o líder do PCP insistiu na fim da “submissão ao euro”.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP reeleito insistiu este domingo na necessidade de Portugal renegociar a dívida e libertar-se da “teia” do euro para poder crescer economicamente, no encerramento do XX Congresso comunista, em Almada.

“É uma luta e convergência em torno de uma política concreta. Reafirmamos, em síntese, o conteúdo da política patriótica e de esquerda: libertar Portugal da teia de submissão, dependência e constrangimentos impostos pelo euro, renegociar a dívida e recuperar para o país o que é do país”, afirmou Jerónimo de Sousa, no Complexo Desportivo Municipal "Cidade de Almada".

O líder comunista, com renovado mandato presumivelmente até 2020, referia-se à protecção de “recursos, sectores estratégicos”, bem como “ao direito inalienável ao desenvolvimento e criação de emprego”, incluídos na “política patriótica e de esquerda” preconizada pelo PCP.

“Pôr Portugal a produzir, com mais agricultura, mais pescas, mais indústria, apoiando pequenos e médios empresários, valorizando trabalhadores e salários, com direito à saúde, educação, cultura e protecção social”, foram outros argumentos apresentados à plateia de cerca de 3.500 apoiantes, com bandeiras do PCP e de Portugal.

Jerónimo de Sousa salientou “algumas das prioridades da intervenção próxima” do seu partido – “aumento dos salários e fixação do Salário Mínimo Nacional em 600 euros, em Janeiro próximo; a alteração de aspectos gravosos da legislação laboral, com revogação da caducidade da contratação colectiva; o combate à precariedade e aplicação do princípio de que a um posto de trabalho permanente deve corresponder um vínculo efectivo”, ao mesmo tempo que defendeu Serviço Nacional de Saúde, escola e transportes públicos e a cultura.

“É inaceitável que nos queiram atirar enquanto povo e nação para o gueto do empobrecimento, dependência e negação dos direitos de Portugal ao seu desenvolvimento soberano. Inaceitável que todos os anos sejam retirados mais de oito mil milhões de euros aos recursos públicos só para pagamento de juros da dívida para manter o privilégio e, no final de cada ano, a dívida se encontrar exactamente na mesma”, lamentou, num discurso de cerca de 15 minutos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • viva o xuxialismo!
    05 dez, 2016 Santarém 23:05
    Um partido fascista e ditatorial com tanta cobertura e juntamos a outra maior ainda dada ao defunto ditador de Cuba é caso para dizer vivam as ditaduras! Em todo o caso se o senhor Jerónimo aconselha-se não fazer dívida parece que seria mais lógico mas pelos vistos isto de endividar e não pensar em pagar parece ser mal crónico das esquerdas portuguesas, vamos ver até onde é que os nossos credores aguentarão a paciência, com os gregos até aqui têm-se aguentado!
  • joao123
    04 dez, 2016 lisboa 18:44
    Não fizessem 3 auto-estradas para o Porto etc e talvez os juros e a dívida a pagar fosse menor. Mas onde estava o PCP e onde continua a estar o PCP que não diz nada contras as PPP's ruinosas feitas pelos camaradas do PS ! Nem pia...
  • JULIO
    04 dez, 2016 vila verde 14:40
    Os quem afundam Portugal com divida para alimentar o monstro são os mesmos que dizem não podemos pagar a divida . Aldrabões caluteiros
  • Eborense
    04 dez, 2016 Évora 14:21
    Só em Portugal se dá tanta importância ao Congresso de um Partido, que teve quase tantos votos nas últimas legislativas como o Tino de Rãs teve nas últimas Presidenciais.

Destaques V+