Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa deve visitar Irlanda em 2018, podendo ir também ao Norte

28 nov, 2016 - 15:39

A Irlanda e o Vaticano têm passado por uma fase de tensão nos últimos anos. A visita do Papa será chave para a normalização das relações com um país que já foi um bastião do catolicismo na Europa.

A+ / A-

O Papa Francisco planeia visitar a República da Irlanda em 2018 e poderá também, na mesma ocasião, tornar-se o primeiro Papa a visitar a Irlanda do Norte.

A informação surgiu esta segunda-feira, depois de uma audiência entre Francisco e o primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny. O comunicado oficial da Santa Sé não o diz explicitamente, mas Kenny confirmou em declarações aos jornalistas que o Papa lhe tinha manifestado o desejo de visitar a ilha em 2018.

O primeiro-ministro irlandês deu a entender que essa visita poderia incluir também a Irlanda do Norte, onde as relações entre a maioria protestante e leal ao Reino Unido e a minoria católica e pró-integração na Irlanda, são ainda muito tensas, apesar de já não se registarem os níveis de violência de há anos.

Questionado sobre a possível visita a Belfast, o vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte, o católico Martin McGuinness, disse que “não há qualquer perspectiva de o Papa vir à Irlanda e não visitar a Irlanda do Norte”.

A possível visita de Francisco insere-se num descongelar de relações entre a Irlanda, em tempos um bastião de catolicismo na Europa, e o Vaticano. O país tem passado por uma fase de reacção contra a Igreja, depois de décadas em que esta exerceu uma enorme influência na vida social e política da nação. O escândalo dos abusos sexuais por parte do clero levou mesmo a um ponto de ruptura, com Dublin a encerrar a sua embaixada no Vaticano depois de ter acusado Roma de ter promovido o encobrimento e casos que se passaram naquele país. A embaixada foi reaberta, com menos pessoal, em 2014.

João Paulo II foi o último Papa a visitar a Irlanda, em 1979. Na altura ainda se falou da possibilidade de uma visita a Belfast, mas esta foi descartada dado o nível de tensão e violência na região.

A visita de Francisco em 2018 coincidirá com a realização de um encontro internacional de famílias católicas, em Dublin.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+