Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pensões mínimas sobem 6 euros a partir de Agosto

18 nov, 2016 - 19:43

PS anunciou proposta no último dia para apresentar alterações ao Orçamento do Estado para o próximo ano.

A+ / A-

O PS anunciou que vai apresentar uma proposta para um aumento extraordinário das pensões mínimas, sociais e rurais. A subida é de seis euros e entra em vigor a partir de Agosto do próximo ano.

A medida foi apresentada esta sexta-feira, ao início da noite, numa conferência de imprensa com o líder parlamentar do Partido Socialista, Carlos César e com o vice-presidente da bancada, João Paulo Correia.

"A actualização extraordinária das pensões será aplicada a partir de Agosto", declarou João Paulo Correia.

A proposta do partido do Governo foi avançada no último dia previsto para alterações ao Orçamento do Estado para 2017.

Além das pensões mínimas, as pensões entre 262 e 628 euros vão aumentar 10 euros, também a partir de Agosto, como estava previsto na proposta inicial de Orçamento do Estado para o próximo ano.

PCP quer aumento de 10 euros em todas as pensões

Apesar do anúncio do PS do aumento de seis euros para as pensões mínimas, o PCP continua a defender uma subida de dez euros.

"A proposta que o PCP apresenta é para todas as pensões sem excepção", disse o líder parlamentar comunista, João Oliveira, em conferência de imprensa, no Parlamento.

A posição PCP foi divulgada logo após uma reunião de última hora com o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, juntamente com o membro da comissão política do comité central comunista Jorge Cordeiro.

Segundo o deputado João Oliveira, a iniciativa do PCP é "a mais justa" porque "valoriza as pensões mais baixas e não deixa de valorizar a carreiras contributivas mais alargadas".

João Oliveira congratulou-se por a proposta de lei do Governo socialista já incluir o aumento de 10 euros, a partir de Agosto, para 85% dos pensionistas, mas adiou um "posicionamento e desfecho final para o momento das votações na especialidade" até para melhor apreciar eventuais propostas de outros partidos.

[notícia actualizada às 20h59]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    20 nov, 2016 Lisboa 16:40
    PÕE E TIRA a estória é outra: Claro que até a Agosto, são uns milhões que ficam nos cofres do Estado ( dúvido que lá fiquem ). Por outro lado, o PCP não quer que as subvenções dos Deputados tenham aumentos, pois eles até sabem que os que eles dizem não conta e portanto sabem que os seus também mamam (DEMAGOGIA ). Até Agosto, o Governo sabe que isto dá muita volta e portanto, há que aguentar o rebanho com erva seca. Depois, lá vêm eleições e há que adoçar o rebanho. MAS ESTES GAJOS QUEREM SER TÃO BONZINHOS, porque não fazem o que MARCELO CAETANO quis fazer no tempo dele ( OS LADRÕES NÃO DEIXARAM ) , quis dar um valor de aumento igual a todos os F.P. e também se falou num aumento pela ordem inversa da REGRA DE TRÊS, o que não deixaram, porque o não fazem estes GRANDES SOCIALISTAS E TODOS OS ESQUERDISTAS ? O Estado até ficava a ganhar. JÁ VIRAM QUE DEPOIS DO 25 DE ABRIL /74, devido aos aumentos por percentagens a diferença que existe nos ordenados? ALGUMA VEZ SE VIRAM ORDENADOS ( como o caso dos da C.G.D. ), que é a NAÇÃO a pagar, noutro tempo ? ! ESTA GENTE NÃO TEM VERGONHA e querem que um gajo que rouba umas batatas para comer tenha vergonha e lhe chamem ladrão.
  • mário emídio
    19 nov, 2016 ALIJÓ 11:29
    O PCP exige, segundo entendo, 10 euros de aumento p/ todas as reformas sem distinção. Não reconheço este PCP, sempre defensor dos + desfavorecidos. - Não seria mais justo, dividir a verba, p/ tal estabelecida, pelos k menos ganham ? Uns ganham milhares, outro ganham migalhas. É esta a tal justiça social ?
  • Tanto!!!:)
    19 nov, 2016 lisboa 01:32
    Ena tanto!!!
  • Luis
    19 nov, 2016 Coimbra 01:20
    Este aumento ridículo, com o aplauso do B.E é P. C, deixa me perplexo.... Depois veja se quanto ganham os gestores públicos da C.G. D.......Assim e abrir caminho ao populismo....pois nada mais resta.....estes partidos que estão no Parlamento há muito que se esqueceram do povo! Porra, já lá vão 40 anos ....,!
  • Ana
    18 nov, 2016 Oeiras 23:08
    Quantos "bancos" a Alemanha quer que nós "salvemos"para o ano?...
  • GERINGALHO
    18 nov, 2016 CUBA 23:04
    Quando quase nao se desconta para a SS é que se é premiado com aumentos pagos pelos otários que trabalharam 30/40 anos e que estes e os que actualmente trabalham é que vao pagar aqueles aumentos. Para a geringonça quem descontou 30/40 anos ou mais e tem uma pensao milionário de 940 € nao leva um centimo de aumento.
  • põe e tira
    18 nov, 2016 Santarém 22:12
    Isto agora já se fazem previsões de aumentos com prazo de cerca de um ano de antecedência, entretanto será para dar tempo de nova descoberta de mais algum imposto para colmatar o buraco que este aumento virá gerar nas contas públicas.
  • 18 nov, 2016 21:45
    Até quando será permitido que os venvimentos menores tenham menores aumentos !!????
  • Victor
    18 nov, 2016 Lisboa 21:06
    Mas Agosto é daqui a quase 1 ano...
  • Antonio
    18 nov, 2016 Paredes 21:01
    6 euros... pessoas que têm 300 ou 400 euros por mês, e a noticia dos administradores da caixa geral de depósitos, será que lhes podem tirar um pouco, ou mesmo não lhe darem aumento e distribuírem por estas pessoas...

Destaques V+