Tempo
|
A+ / A-

D. João Lavrador defende “uma educação que seja integral"

23 out, 2016 - 19:22

“Importa lembrar a importância dos meios para educação cristã e que devem ser valorizados pelas famílias, pela comunidade”, acrescenta.

A+ / A-

O Bispo dos Açores, no âmbito da semana nacional de educação cristã, reforçou que “educar é formar para a liberdade autêntica”.

D. João Lavrador lembra que, na Nota Pastoral que a Comissão Episcopal da Educação Cristã publicou a propósito desta semana, “destaca-se a urgência de promover uma educação que seja integral, que promova o desenvolvimento harmonioso das pessoas, que alicerce a justiça, a paz e o bem-estar das sociedades”.

“Numa cultura que se apropria da educação para interesses particulares e de grupo esvaziando-a da sua mais sublime missão que é construir a pessoa na sua integralidade e na sua transcendência; numa sociedade que ideologiza a educação tornando a pessoa humana objecto de interesses políticos e económicos, cerceando-lhe a sua plena identidade e realização e transformando-a em número de contabilidade social; exige-se o despertar de todos os intervenientes com responsabilidade prioritária na educação, a família, a própria pessoa, as comunidades, onde se inclui a Igreja, e o Estado com poder supletivo”, refere.

Na homilia deste domingo, D. João Lavrador reforça que “porque a educação não poderá de prescindir da visão harmoniosa e global do ser humano, a Igreja sente que lhe pertence a tarefa de estar presente na educação para ajudar cada pessoa, cada família e a sociedade no seu todo para que os valores do Evangelho informem a evolução e o crescimento”.

“Educar é formar para a liberdade autêntica” e, por isso, “importa lembrar a importância dos meios para educação cristã e que devem ser valorizados pelas famílias, pela comunidade e pela sociedade em geral”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+