Tempo
|
A+ / A-

Secretário de Estado do Vaticano​ elogia nomeação e percurso de António Guterres

12 out, 2016 - 20:40

Pietro Parolin deseja "boa sorte" a António Guterres para um "trabalho que não será fácil" nas Nações Unidas.

A+ / A-
Secretário de Estado do Vaticano​ elogia nomeação e percurso de António Guterres
Secretário de Estado do Vaticano​ elogia nomeação e percurso de António Guterres

O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, elogiou esta quarta-feira em Fátima o percurso de António Guterres e a sua nomeação para secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

"A nomeação de António Guterres é um motivo de satisfação", disse o chefe da diplomacia da Santa Sé, recordando que o Vaticano não vota para a eleição do secretário-geral, já que é membro observador das Nações Unidas.

Pietro Parolin está em Fátima até quinta-feira para presidir à peregrinação internacional de Outubro, que encerra as comemorações do 99.º aniversário das Aparições.

"Exprimo a nossa satisfação pela nomeação de António Guterres. Tem uma trajectória meritória e um grande percurso, tanto como político, como alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados", disse Pietro Parolin, em conferência de imprensa.

O representante do Vaticano desejou ainda "boa sorte" a Guterres para um "trabalho que não será fácil" e disse esperar que o antigo primeiro-ministro português seja capaz de ajudar a modificar um Mundo que está em crise e em mudança.

António Guterres foi anunciado como o nome proposto pelo Conselho de Segurança da ONU para suceder a Ban Ki-moon. A decisão cabe na quinta-feira à Assembleia-Geral da organização, numa votação em que basta uma maioria simples para formalizar a eleição.

Pietro Parolin também foi questionado sobre a visita do Papa a Portugal no próximo ano, por ocasião do centenário das aparições de Fátima.

“É uma pergunta que, desde que aqui cheguei ontem à tarde, não deixaram de me colocar nos mais variados encontros que tive, incluindo com as mais altas autoridades do Estado. Há, por todo o lado, o grande desejo que o Papa venha… mas ainda está tudo por pensar e organizar, de acordo com a vontade do Santo Padre”, referiu o secretário de Estado do Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+