Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa vai deixar a China sem garantir pólo da Huawei em Portugal

12 out, 2016 - 14:18

Foram assinados acordos nos domínios da formação e da investigação da Huawei com duas universidades portuguesas e o IEFP. São "sementes" que "vão seguramente florescer" no futuro, diz o primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro vai deixar a China sem conseguir garantir o anúncio da instalação de um pólo tecnológico da multinacional chinesa Huawei em Portugal.

Através de fontes do Governo, na semana passada, chegou a ser admitida a possibilidade de a Huawei anunciar a instalação de um pólo tecnológico em Portugal – perspectiva que ficou adiada e que um assessor de imprensa da multinacional chinesa fez questão de dizer aos jornalistas portugueses que, para já, não está nos planos de curto prazo.

O primeiro-ministro presidiu esta quarta-feira à assinatura de acordos nos domínios da formação e da investigação da Huawei com as universidades de Évora e de Trás-os-Montes e com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Estes acordos foram assinados na presença dos secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e para a Internacionalização da Economia (João Oliveira), na sede da Huawei, em Shenzhen.

Sobre este assunto, o primeiro-ministro não excluiu a possibilidade de esse investimento ser concretizado mais tarde, alegando que "as sementes estão a ser lançadas e que vão seguramente florescer".

"Com a Huawei foram assinados quatro acordos: um com a PT para o desenvolvimento da rede de infra-estruturas e três aqui, hoje, com duas universidades portugueses, tendo em vista a formação e a investigação. Há uma vontade manifestada pelo presidente da Huawei de desenvolver a sua actividade em Portugal", declarou o líder do executivo.

António Costa completou ainda que "há aspectos ainda a serem maturados e os trabalhos terão de se desenvolver".

Na multinacional chinesa de telecomunicações, o primeiro-ministro visitou o laboratório de investigação, já depois de ter passado pelos sectores de videovigilância e de videoconferência. Tirou também uma “selfie” com o mais recente modelo de ponta de "smartphone" desta marca.

O primeiro ponto do programa de António Costa foi uma reunião com o governador da província de Guandong, Zhu Xiaodam, uma das mais avançadas da China do ponto de vista económico.

Depois, o primeiro-ministro visitou o Museu da Cidade de Shenzhen - uma cidade que foi criada por decreto em 1982 pelo antigo presidente Deng Xiaoping, dando origem à primeira Zona Económica Exclusiva (ZEE) chinesa no contexto do princípio político "Um país dois sistemas".

Antes da política de Deng Xiaoping, Shenzhen era uma pequena vila piscatória, mas, actualmente, a sua população já ultrapassa os 8,5 milhões, estando em rápido crescimento graças à instalação de multinacionais como a Huawei e da sua proximidade (27 quilómetros) face à praça financeira de Hong-Kong.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+