Tempo
|
A+ / A-

Cães de assistência precisam-se. Há centenas de pedidos pendentes

26 ago, 2016 - 20:23

Neste Dia Mundial do Cão a Renascença foi conhecer a missão da Associação Portuguesa de Cães de Assistência, que treina animais para acompanhar pessoas autistas, diabéticas, epilépticas ou com deficiências motoras e mentais.

A+ / A-

São considerados os melhores amigos do homem e, com o treino adequado, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e ser uma extensão dos seus donos. É essa a missão da Associação Portuguesa de Cães de Assistência (APCA) que a Renascença foi conhecer no Dia Mundial do Cão, que se assinala esta sexta-feira.

Nos últimos dois anos, a APCA recebeu mais de 350 pedidos de cães treinados. “A maior parte dos pedidos são oriundos de familiares de pessoas autistas, diabéticas, epilépticas ou com deficiências motoras e mentais”, afirma o presidente da associação, Rui Elvas.

Os cães são escolhidos de acordo com as características necessárias para acompanhar os novos donos. “Por exemplo, para apoiar uma pessoa com mobilidade reduzida, é necessário um cão de grande porte para que possa ajudar a abrir uma porta ou a subir para uma cadeira de rodas”, explica Rui Elvas.

Para chegar a estes animais, a associação tem acordos com criadores de Portugal e Espanha que “fazem valores mais baixos do que o normal”, acrescenta.

Dependendo da função de apoio que cada cão vai desempenhar, “o treino pode demorar entre um e dois anos”. A APCA tem ainda uma equipa de oito treinadores, apoiados por psicólogos e terapeutas, para ensinar estes animais.

Segundo Rui Elvas, os pedidos chegam, na grande maioria, de Lisboa e do Porto. “Estamos também a treinar um cão a pedido da Dinamarca e já recebemos outro pedido do Luxemburgo que está em avaliação, neste momento”.

A Associação é contactada pelos mais variados meios, sendo a internet o mais comum.

Com o objectivo de angariar fundos foi lançada esta sexta-feira uma campanha que visa reunir 2.500 euros.

Rui Elvas afirma que este é apenas um pequeno contributo. “Se conseguíssemos cerca de 100 mil euros estaríamos aptos para conseguir dar seguimento à quase totalidade dos pedidos”.

A campanha vai decorrer até dia 21 de Outubro. O dinheiro “vai ainda reverter para a compra de ração e para as contas veterinárias dos cães apoiados e patrocinados pela Associação”.

Em três anos foram treinados quatro cães. Nesta altura, há ainda oito em processo de treino, dos quais três não têm raça definida, outros três são Labradores e dois Jack Russel. Estes cães acompanham pessoas com vários problemas “desde diabetes, autismo, mobilidade reduzida e epilepsia”, explica o presidente da APCA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marta
    14 set, 2018 Lisboa 15:16
    Pois é ... quase uma semana depois continuamos a apanhar cacos deste BURLÃO , são muitas famílias atingidas pela APCA-RUI ELVAS !! Que triste realidade ... as televisões, jornais, rádios, revistas que lhe deram publicidade deviam seguir atentamente este caso ... Só posso afirmar que é LAMENTÁVEL / SURREAL o que fez às pessoas ... https://www.rtp.pt/play/p4232/e363837/sexta-as-9
  • Laerte Vargas
    27 ago, 2016 Rio de Janeiro 19:50
    Desculpe, mas o Dia Mundial do Cão não é comemorado em 4 de outubro?
  • Alberto Sousa
    27 ago, 2016 MONTIJO 07:05
    Também tenho a "minha" Labrador Retriever amarela já com dez anos de idade. Adoptei-a tinha ela dois meses de idade, no canil Focinhos e Bigodes, e em boa hora o fiz. São dez anos de amizade, mutua. Respeito a "minha" MEL, e falo com ela como a uma filha, em troca recebo amizade pura e sincera, e companhia fiel. Nunca sai de junto de mim. Tem olhos brilhantes de felicidade, sorriso traquina, e confia em mim sem reservas. Felizes daqueles que conseguem a amizade de um cão. Não há nada que se compare, sem desprimor para os outros animais, que vivem junto do homem. Não consigo compreender como há pessoas que os abandonam, para ir de férias. Gente sem sentimentos, ao contrário destes nossos fiéis amigos, que os têm, e nos dão lições de amizade.

Destaques V+