26 ago, 2016 - 17:30
O presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, deu instruções ao comissário geral da polícia para prender todos os atletas do país que participaram nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, pelo fraco desempenho, avança a imprensa africana.
O Zimbabué é um dos países que saíram dos Jogos Olímpicos 2016 sem qualquer medalha. Nas olimpíadas participaram 31 atletas e o melhor resultado foi um diploma olímpico, através de uma oitava posição.
De acordo com a televisão nigeriana NTA, Robert Mugabe terá mesmo apelidado os atletas de ratos: “Perdemos dinheiro do país com estes ratos a que chamamos atletas”.
“Se não estão dispostos a sacrificarem-se e a vencerem, até mesmo para conquistarem as medalhas de cobre ou latão [referindo-se à quarta e quinta posição], tal como os nossos vizinhos do Botsuana, então porque é que gastamos o nosso dinheiro com estes atletas?”
"Se precisássemos de pessoas para irem ao Brasil para cantar o hino nacional e hastear a bandeira, teríamos enviado algumas das belas raparigas e bonitos rapazes da Universidade do Zimbabué”, atira.
Mugabe acrescentou que o dinheiro investido nos atletas olímpicos poderia ser utilizado para a construção de escolas e outras instalações sociais.
“Eu vou ter a certeza que eles pagam ao governo o investimento que fizemos neles, nem que leve 10 anos a recuperar. Eles visitaram o Brasil como turistas, são uns inúteis”, concluiu.