Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Madeira activa plano de contingência regional. Todos os meios "estão mobilizados" contra o fogo

09 ago, 2016 - 09:43

Existem quatro frentes de fogo activas. Foi necessário retirar 200 pessoas de casa e evacuar o Hospital dos Marmeleiros.

A+ / A-
Incêndio no Funchal. Mais de 200 pessoas retiradas de casa e de hospital
Incêndio no Funchal. Mais de 200 pessoas retiradas de casa e de hospital

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, informou que foi accionado o plano de contingência regional e que existem quatro frentes activas de incêndio em diversos pontos da ilha.

"Neste momento [cerca das 8h00] existem quatro frentes de fogo activas, no Funchal, Canhas (Ponta do Sol), Ponta do Sol e Campanário (Câmara de Lobos)", disse o governante madeirense na conferência de imprensa para balanço da situação dos incêndios que lavram desde as 16h00 de segunda-feira.

Oito bombeiros foram hospitalizados por inalação de fumos.

O responsável adiantou que o plano de contingência regional foi accionado e que todos os meios "estão mobilizados", incluindo os bombeiros, a Polícia de Segurança Pública, as Forças Armadas, a Protecção Civil, a Cruz Vermelha, contando com o apoio de populares e de empresas.

"Não há vítimas mortais, nem feridos a registar", acrescentou, referindo que foi necessário retirar mais de 200 pessoas das suas casas, que estão alojadas no Regimento de Guarnição n.º 3 e outras 30 em diversas instituições.

Também por razões de precaução foram retiradas cerca "de 50 doentes" do Hospital dos Marmeleiros, um "processo que decorreu com normalidade, tendo parte sido deslocados para o hospital central do Funchal (Dr. Nélio Mendonça) enquanto os doentes em ambulatório também foram para o quartel do Funchal".

Também esta manhã, a Câmara do Funchal activou o Plano Municipal de Emergência da cidade do Funchal.

Os incêndios também estão a afectar a circulação automóvel, indicando o chefe do executivo madeirense que "está condicionado, no Funchal, na via rápida [a principal via da Madeira], no nó de Santa Luzia, o acesso à Fundoa e Monte".

Governante refuta críticas

Realçando que já esteve envolvido, nos últimos anos, em situações de ataque "a 19 grandes incêndios", Miguel Albuquerque considerou que as críticas feitas à forma como tem sido feito o combate aos incêndios é "recorrente".

"A situação hoje não é uma situação de improviso", disse, adiantando que "neste momento, os bombeiros da Madeira são qualificadas, sabem o que estão a fazer, têm competência técnica" e as pessoas "podem ter a certeza que o está a ser feito o combate aos fogos com todos os pressuposto técnicos e da forma mais correta".

O líder insular sublinhou que "com muitas frentes e variação de vento muitas vezes não é possível fazer ataque em todas as frentes".

O responsável admitiu que as autoridades regionais "ainda não têm condições" para avançar com o número de casas destruídas ou afectadas pelo fogo, "porque algumas zonas que foram evacuadas e a averiguação será efectuada durante o dia de hoje", remetendo o balanço para uma nova conferência de imprensa esta tarde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Da Madeira
    09 ago, 2016 Fnc 13:59
    A questão levantada pelo Carlos M. Rodrigues tem toda a pertinência mas esbarra na opinião daqueles que dizem não, não ser viável uma operação com meios aéreos no combate a fogos florestais. Baseiam-se em estudos feitos, na orografia do terreno, nos ventos que podem efectivamente limitar ou não a operacionalidade desses meios. Contudo, quem teria a última palavra a dizer seriam as tripulações desses aparelhos nomeadamente helicópteros que in loco na Região, nos locais de acção poderiam manifestar os seus pareceres! Já foram contactadas estas tripulações para este efeito? Se foram, onde estão os seus pareceres? Notemos que a zona onde se dá a ignição deste incêndio situa-se a escassos minutos em meio aéreo do aeroporto Cristiano Ronaldo. Também gostaria de ter uma resposta nomeadamente dos profissionais que operam estes meios aéreos! A maior solidariedade para com todos aqueles que no Portugal continental e Região Autónoma se batem galhardamente com abnegação e coragem contra este pesadelo de chamas! Bem haja soldados da paz!
  • Carlos Manuel Rodrig
    09 ago, 2016 Tprres Novas 11:37
    Porque é que a Madeira não tem, pelo menos, um helicóptero para combate a incêndios florestais? No resto ano podia fazer muito mais acções de protecção civil e no Verão era uma ajuda importante para o combate aos fogos florestais que por ali também vão proliferando. É uma pergunta dificil? Mas deve ter resposta.

Destaques V+