Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara de Lisboa quer retrato verdadeiro da violência doméstica na capital

11 abr, 2016 - 19:47 • José Carlos Silva

Formação de pessoas que fazem atendimento a vítimas e um estudo aprofundado levado a cabo pela Universidade Nova fazem parte do plano da Câmara.

A+ / A-

A Câmara de Lisboa quer ter nas mãos, dentro de um ano, um estudo pormenorizado sobre a violência doméstica e de género na capital.

Os dados que existem pecam por serem tratados de forma global e nem sempre são precisos.

A Câmara tem em vista três acordos, incluindo um com a Universidade Nova, que permitirá adjudicar um estudo para aprofundar o problema.

“É um primeiro passo. Obter dados precisos, que permita ter uma panorama real da violência doméstica e de género na capital”, diz João Afonso, o vereador com o pelouro dos direitos sociais da camara de Lisboa.

João Afonso considera necessário aprofundar em pormenor a questão da violência doméstica e de género. “É um estudo para o conhecimento da realidade da violência doméstica e de género em Lisboa, ou seja um estudo à escala da cidade, da freguesia, do bairro, da rua, uma matéria que não é facilmente tratada pela estatística.

Ou seja, há queixas, depois há desistências, há reflexos mas não há queixas, e passa muito por um trabalho de investigação que se faz quase na primeira pessoa”

Depois do ser tirado o retrato da realidade da violência doméstica e de género na capital é necessário apostar em políticas publicas que permitam reduzir o problema ao mínimo possível.

“A consequência primeira é saber qual a realidade – não é só percepcionarmos o que existe de facto – e depois mudarmos as políticas públicas. Agora queremos ter uma fotografia inteira, e com menos buracos negros possível. O primeiro objectivo é a melhoria das políticas públicas e percebermos as consequências disso, em termos pessoais, colectivos, económicos, sociais, e os estudos que temos dizem que é muito grave”.

A camara de Lisboa irá ainda assinar outros dois protocolos esta Terça-feira. Um com a UMAR, outro com a Associação de Apoio à Vítima. Formar quem recebe queixas de violência, e quem as trata é o objectivo desde dois protocolos segundo o vereador João Afonso. Há que “preparar essas pessoas para situações declaradas, ou não declaradas mas adequadas à percepção. Muitas vezes é preciso estar preparado para se perceber quais os sinais dessa violência doméstica. E há vários tipos de formação, desde quem faz atendimento ao balcão, ou quem faz atendimento específico a quem vem denunciar essas situações”, sublinha

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+