A+ / A-

Revista de Imprensa

​Moscovici: Taxa única do IVA beneficiaria muito Portugal

08 abr, 2016 - 11:34 • André Rodrigues

Se a União Europeia aplicasse um único valor para o Imposto sobre o Valor Acrescentado, o nosso país seria o que mais beneficiaria entre os “28”. Quem o afirma é o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus (08/04/2016)

Começamos pelo “Diário de Notícias”: Portugal é o país que mais ganharia se aplicasse taxa única no IVA. A afirmação é do comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros. Pierre Moscovici falava em Bruxelas durante a apresentação do sistema único de IVA na União Europeia, que defende mais medidas de combate à fraude, actualização de taxas e regimes de IVA mais simples em todos os Estados-membros. Moscovici defende que Portugal podia, em teoria, encaixar anualmente mais 19% em receita de IVA se vigorasse uma taxa unificada que, segundo os especialistas, deveria ser a taxa normal de 23%.

Mais Moscovici em destaque, agora no espanhol “El Pais”, a propósito dos “Papéis do Panamá”: o comissário diz ser necessária a aprovação de uma lista negra comum de paraísos fiscais.

Também no “El Pais”, a crise dos migrantes: a União Europeia retoma esta sexta-feira as controversas expulsões colectivas para a Turquia, num processo iniciado na passada segunda-feira. Escreve o jornal que um grupo de 45 pessoas de nacionalidade paquistanesa partiu já hoje da ilha grega de Lesbos rumo à Turquia. Na reacção, o Presidente turco avisa: o país não aceita devoluções de migrantes a menos que a União Europeia cumpra a sua parte do acordo sobre refugiados. São afirmações de Erdogan reproduzidas pelo jornal grego “Kathimerini”.

O francês “Le Monde” fala de uma nova crise no seio da União Europeia, desta vez motivada pela vitória do “Não” no referendo holandês sobre o acordo de associação entre a Europa e a Ucrânia.

“Europa paralisada”... é nestes termos que o “Le Monde” se refere a este resultado que, segundo escreve o jornal, é mais uma prova de que o projecto da União “já não é mais um sonho da opinião pública europeia”.

A recusa da Holanda ao tratado político-económico União Europeia-Ucrânia faz também as manchetes na imprensa de Kie. Mas com a desilusão dos Estados Unidos: o portal de notícias “Daily Kiev” cita o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano. Numa conferência de imprensa em Washington, Mark Toner expressou frustração com os resultados do referendo realizado há dois dias na Holanda. Ainda assim, com garantias de respeito pela escolha dos eleitores.

Por falar em referendos, viramos a página para a imprensa do Reino Unido. O “Brexit” preenche os destaques das primeiras páginas. O tablóide “Mirror” pergunta: “está a Grã Bretanha a caminho do Brexit? E o que pensam os britânicos sobre a Europa?”. As sondagens espelham uma sociedade dividida. “Fifty, fifty”. 50% dizem “Sim” à União Europeia, enquanto outros 50% querem sair.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+