Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Encontro histórico entre Francisco e Kirill

12 fev, 2016 - 20:04 • Aura Miguel , em Cuba

Papa e Patriarca nunca se tinham encontrado.

A+ / A-
Papa já está em Cuba
Papa já está em Cuba

Veja também:


O Papa Francisco e o patriarca Kirill tiveram um encontro histórico e privado em Cuba. Nunca um Papa e um patriarca de Moscovo se encontraram, até porque o Patriarcado foi fundado apenas algumas décadas antes do grande cisma entre a Igreja Católica e a Ortodoxa.

Os dois líderes religiosos estavam sorridentes quando se encontraram e cumprimentaram-se com três beijos, como é característico entre os ortodoxos.

Francisco usou a palavra “irmão” e as expressões “finalmente” e “somos irmãos”. Por sua vez, Kirill referiu “as coisas são mais fáceis”. O Papa respondeu: “É claro que esta é a vontade de Deus”.

Na troca de presentes, o Papa ofereceu um relicário de São Cirilo ao patriarca ortodoxo. Já Kirill ofereceu uma cópia do ícone de Kazan, cujo original esteve em Fátima até ser entregue por João Paulo II.

O Papa e o Patriarca de Moscovo reuniram-se em Cuba durante apenas algumas horas e para falar dos cristãos perseguidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+