Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cardeal Patriarca pede respeito nos debates entre candidatos presidenciais

01 jan, 2016 - 21:50

Os primeiros frente-a-frente têm início esta sexta-feira. O primeiro é entre Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias, depois entre Maria de Belém e Paulo Morais; segue-se Henrique Neto e Edgar Silva e, por fim, um debate a quatro, entre Marcelo Rebelo de Sousa, Tino de Rans, Cândido Ferreira e Jorge Sequeira.

A+ / A-

No dia em que arrancam os debates televisivos entre os 10 candidatos à Presidência da República, o Cardeal Patriarca de Lisboa apela ao respeito e à capacidade de escutar.

D. Manuel Clemente considera que os debates “são sempre importantes” e espera que os candidatos se preparem para eles “com a consciência” do “exemplo de democracia que esses debates precisam de ser”.

“Ou seja, não se atropelando uns aos outros naquilo que têm a dizer, escutando o que os outros dizem, para que isso também nos eduque a nós”, sublinha.

Os debates começam esta sexta-feira à noite, primeiro entre Sampaio da Nóvoa e Marisa Matias (RTP1) e depois entre Maria de Belém e Paulo Morais (SIC Notícias).

Entre as 22h00 e as 22h30, Henrique Neto e Edgar Silva confrontam ideias na TVI24 e logo a seguir, no mesmo canal, a fechar a noite, começa o debate a quatro: Marcelo Rebelo de Sousa, Vitorino Silva (mais conhecido como Tino de Rans), Cândido Ferreira e Jorge Sequeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • morabe
    04 jan, 2016 gondomar 10:48
    Todas as religiões cabem em qualquer espaço político. Penso ser muito positivo o apelo do Sr. Cardeal, até porque a nossa democracia está por demais confusa.
  • aaaa
    04 jan, 2016 Coimbra 09:57
    Quem sabe fazer faz: quem não sabe dá conselhos e apregoa moralidade. Senhor Cardeal porque não tente encher as igrejas de jovens em vez de dar concelhos aos outros.
  • Beato Nuno
    02 jan, 2016 Convento de Cristo 11:29
    Eu sei que somos um País de beatos e beatas, mas porque é que as igrejas têm de vir sempre meter a colher? Na verdade, o Clemente quer o Marcelo e como também ele acha que ele já ganhou nem é preciso apelar nas igrejas (para já) ao voto neste candidato do PPD. Por enquanto, mas se for preciso...
  • Porconta
    01 jan, 2016 Porto 22:38
    Se o Sr Cardeal desse mais atenção ás asneiras e atropelos que a igreja Portuguesa faz, era mais assertivo, com tanta coisa para melhorar anda a querer dar sermões aos outros.

Destaques V+