Tempo
|
A+ / A-

Fotogaleria

Papa no Quénia. Contra o terrorismo, pelos pobres e pelo ambiente

27 nov, 2015 - 16:33 • Conceição Sampaio

O Papa Francisco iniciou na quarta-feira uma viagem apostólica de seis dias ao continente africano. Uma viagem a três países marcados por muitas dificuldades e desafios. A primeira escala foi no Quénia.

A+ / A-

É a primeira vez que o Papa Francisco pisa solo africano. No aeroporto internacional de Jomo Kenyatta, em Nairobi, capital do Quénia, Francisco foi recebido em clima de festa ao som de "Karibu Quénia" (bem-vindo ao Quénia).

No seu primeiro discurso oficial, diante do Presidente e das mais altas figuras do estado do Quénia, Francisco incentivou os quenianos a lutar contra as divisões sociais e disse que “a violência, os conflitos e o terrorismo” se alimentam “com o medo, a desconfiança e o desespero que nascem da pobreza e da frustração”.

Francisco começou o seu segundo dia de visita ao Quénia com um encontro inter-religioso em que ele falou do terrorismo e lembrou que o nome de Deus "nunca deve ser usado para justificar o ódio e a violência. (...) Com demasiada frequência, os jovens tornam-se extremistas em nome da religião".

Depois do encontro ecuménico, o Papa celebrou missa no Campus da Universidade de Nairobi. Perante milhares de pessoas renovou a defesa da família como motor da sociedade.

Depois da missa, o Santo Padre reuniu-se com um grande grupo de padres, religiosos e religiosas em St Marys School onde, num discurso improvisado, sublinhou a importância do serviço e da humildade das pessoas que têm vocação religiosa.

À tarde, o Papa visitou e discursou na sede do Programa Ambiental das Nações Unidas em Nairobi. Francisco salientou a importância da cimeira de Paris, que decorre entre os dias 30 de Novembro e 11 de Dezembro, na capital francesa.

No terceiro e último dia no Quénia, o Santo Padre começou por visitar o bairro de lata de Kangemi, em Nairobi. Francisco mergulhou no coração da pobreza e voltou a propor a consagração do direito efectivo aos “três T”: terra, tecto e trabalho.

De seguida, o Papa partiu para um encontro com jovens no Estádio Kasarani, onde falou de corrupção e admitiu que ela existe dentro do Vaticano: “é algo que se entranha em nós. É como o açúcar, é doce, nós gostamos, é fácil. E depois, de tanto açúcar fácil, acabamos por ficar diabéticos ou o nosso país fica diabético”.

Francisco partiu esta sexta-feira para o Uganda, segunda etapa da viagem a África, a primeira na vida do atual pontífice argentino, que se prolongará até segunda-feira, depois da visita de dois dias à República Centro-Africana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+