Tempo
|
A+ / A-

Papa no Uganda com recados para a Europa

27 nov, 2015 - 15:55 • Aura Miguel , no Uganda, e Filipe d’Avillez

Numa altura em que a Europa se confronta com uma crise de migrantes, Francisco faz grandes elogios à forma como o Uganda recebe quem foge da guerra. A forma como se acolhe refugiados é “um teste da nossa humanidade”.

A+ / A-
Papa: Acolhimento aos refugiados é "teste de humanidade"
Papa: Acolhimento aos refugiados é "teste de humanidade"

O modo como se acolhem os refugiados “é um teste da nossa humanidade, do nosso respeito pela dignidade humana e, acima de tudo, da nossa solidariedade para com os irmãos e irmãs necessitados”, disse esta sexta-feira o Papa Francisco, em Entebbe, no Uganda.

As palavras foram proferidas durante esta primeira visita do Papa a África, mas parecem claramente dirigidas a uma Europa que se confronta actualmente com uma crise de migrantes. Segundo dados do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, mais de 800 mil migrantes e refugiados chegaram em 2015 à Europa através do Mediterrâneo.

O Papa não se poupou aos elogios à forma como o governo local tem agido neste campo. “O Uganda demostrou um empenhamento excepcional na recepção dos refugiados, permitindo-lhes reconstruir as suas vidas em segurança e experimentar a dignidade que provém de ganhar a própria subsistência com um trabalho honesto.”

Pouco depois de aterrar, Francisco foi recebido pela elite política e pelo corpo diplomático acreditado no país. O Papa falou daquilo que se espera dos governantes. “Apesar das nossas crenças religiosas e convicções diferentes, somos todos chamados a procurar a verdade, a trabalhar pela justiça e a reconciliação, e a respeitar-nos, proteger-nos e ajudar-nos uns aos outros como membros da única família humana.”

“Estes altos ideais são pedidos particularmente a homens e mulheres como vós que tendes o dever de assegurar com critérios de transparência um bom governo, um desenvolvimento humano integral, uma ampla participação na vida pública da nação e também uma sábia e justa distribuição dos recursos que o Criador derramou tão abundantemente sobre estas terras”, disse.

A visita ao Uganda insere-se no contexto da sua primeira visita a África – não só enquanto Papa. Francisco começou esta viagem por ir ao Quénia e no domingo está prevista uma ida à República Centro-Africana.

Esta passagem pelo Quénia tem como principal atractivo a comemoração dos mártires do Uganda, 45 jovens mortos pela sua fé cristã no século XIX. Os 22 que eram católicos foram canonizados em 1964 por Paulo VI, os restantes 23 são anglicanos. No seu conjunto são considerados heróis nacionais.

A Renascença em África com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+