Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portas ataca Costa, "líder à procura da sobrevivência" e que vê no "voto do povo um detalhe"

20 out, 2015 - 18:46

Portas falou com Presidente e saiu ao ataque: "É absolutamente extraordinário ver um líder político à procura da sua sobrevivência considerar o voto do povo um detalhe e considerar o Parlamento de Portugal uma formalidade."

A+ / A-

O líder do CDS-PP considerou esta terça-feira "evidente" que o passo seguinte no processo de formação do Governo seja a indigitação de Passos Coelho, lamentando que para o secretário-geral do PS o voto do povo seja "um detalhe".

"É absolutamente extraordinário ver um líder político à procura da sua sobrevivência considerar o voto do povo um detalhe e considerar o Parlamento de Portugal uma formalidade", afirmou o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República.

Lembrando que no dia 4 de Outubro "o povo português livre e democraticamente" fez a sua escolha e que a coligação PSD/CDS-PP venceu e o PS perdeu, Paulo Portas sustentou que "os resultados implicam "para todos os agentes políticos um grande sentido de responsabilidade e um grande sentido de Estado".

"Foi essa a escolha que o povo fez e nós devemos estar à altura da escolha que os portugueses fizeram", vincou, lembrando que o voto dos portugueses foi no sentido da coligação PSD/CDS-PP governar e procurar compromissos que mantivessem Portugal dentro do quadro da União Europeia, do euro e do tratado orçamental.

"Parece evidente que o primeiro passo a seguir neste momento é a indigitação do doutor Pedro Passos Coelho como tendo um mandato para formar Governo", frisou.

Acompanhado por Nuno Magalhães, Pedro Mota Soares, Nuno Melo e Assunção Cristas, o líder do CDS-PP fez ainda alusão às tentativas da coligação para procurar "compromissos mínimos, médios ou máximos" com o PS, partido que considera partilhar com a coligação o essencial da visão europeia e os compromissos internacionais de Portugal.

Costa e Passos querem ser PM

O CDS-PP foi o último partido que o Presidente da República recebeu esta tarde em Belém, depois do PSD, PS e BE.

À saída do encontro com o chefe de Estado, o líder social-democrata disse ter a expectativa de que venha a ser nomeado um Governo que tenha na sua base política os partidos da coligação Portugal à Frente, sublinhando que "é indispensável que haja celeridade na forma como o processo se vai desenrolar".

Uma hora depois, o secretário-geral do PS, António Costa, contrapôs as expectativas de Passos Coelho, dizendo que estavam criadas condições para que os socialistas possam formar um Governo com apoio maioritário na Assembleia da República e que assegure condições de estabilidade.

Corroborando essa ideia, a porta-voz do BE, Catarina Martins assegurou que estavam criadas condições para "uma alternativa estável na Assembleia da República" sem PSD ou CDS-PP no Governo e assegurou que as divergências com o PS foram ultrapassadas.

A “ronda” do chefe de Estado pelos partidos que elegeram deputados à Assembleia da República termina na quarta-feira, com a audição do PCP (10h30), do partido ecologista Os Verdes (11h30) e do PAN - Pessoas-Animais-Natureza (12h30).

A Constituição da República prevê que o primeiro-ministro é "nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".

Nas eleições de 4 de Outubro, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) perdeu a maioria absoluta e obteve 107 mandatos (89 do PSD e 18 do CDS-PP). O PS elegeu 86 deputados, o BE 19, a CDU 17 (dois do PEV e 15 do PCP) e o PAN elegeu um deputado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao outro
    21 out, 2015 St 17:16
    O povo revolta-se mas se o Pafismo fosse governo. Desde quando é que 38% é maior do que 62%? Só se for na "universidade" de verão dos PSDs!
  • outro
    21 out, 2015 porto 09:13
    Só tenho uma coisa a dizer: EU NÃO QUERO E NEM VOTEI BLOCO ESQUERDA NEM PCP PARA GOVERNAR!!! e espero que o povo se revolte se este "oportunista" do Costa, for Primeiro Ministro....
  • Malaquias
    20 out, 2015 Belém de Judá 22:22
    Está a consumar - se o que escreveu um profeta deste tempo no ano 2009 : " a terra perdeu o sal .O fermento perdeu a substância. As ovelhas negras branqueadas perderam a consciência. E os DEMÓNIOS aumentaram a ASTÚCIA e perderam a vergonha. Há ou não há demónios? . Ajudou a conduzir o País à falência . Agora, que o País está a recuperar, quer, a todo o custo, voltar a dominar! Eva velha: rejuvenesce ! Atinge a serpente Costa com o calcanhar dos teus pés. Separa - te desses enganadores. Adão: trabalha, ora , produz e poupa. Não queiras voltar a ficar nu. Aprende a distinguir a tua mão direita da esquerda. Aprende a distinguir uma lampreia de uma serpente venenosa. Aprende a distinguir um cabrito de um cordeiro. Aprende a distinguir um anjo, que te quer ver livre dando - te trabalho e liberdade, de um demónio. Demónio que te promete o paraíso mas quer dar - te o inferno.Afasta - te , Satanás . Não queres o bem do Adão. Queres, a todo o custo, exercer domínio sobre ele, escravizando - o com as cascas do trigo. Não censurem o meu comentário.Boa noite.
  • Oh Portas...
    20 out, 2015 Lisboa 21:34
    Deixe-se de porcarias porque a tentar sobreviver anda você há décadas......., o que é o seu partido senão um pequenino anexo, um quarto dos fundos ??? E mesmo assim, na minha opinião, engendrou o esquema do famoso "irrevogável" para poder chegar a Vice primeiro ministro (uma vergonha, já que o CDS teve apenas 10% de votos dos portugueses).... É preciso ter uma ganda lata para vir falar do Costa !!!!!!
  • Ao OLHA OLHA
    20 out, 2015 Lis 21:22
    ....MUITO BEM DITO!!
  • Olha! olha!
    20 out, 2015 lx 19:17
    O irrevogavel a ver-se ao espelho! Larga o submarino!...Vai trabalhar, se souberes!

Destaques V+