Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BE: Divergências com PS "ultrapassadas", indigitar Passos é "perda de tempo"

20 out, 2015 - 17:32

Estão reunidas as condições para um Governo estável que vai defender "salário, emprego e pensões", diz Catarina Martins. Condições do acordo com o PS serão apresentadas nos próximos dias.

A+ / A-

A porta-voz do BE disse esta terça-feira estarem criadas condições para "uma alternativa estável na Assembleia da República" sem PSD ou CDS-PP no Governo e assegurou que as divergências com o PS foram ultrapassadas.

"No que diz respeito ao BE estão criadas as condições para um Governo que não tenha Passos Coelho, nem Paulo Portas, um Governo que vire a página da direita", afirmou a porta-voz do BE, Catarina Martins, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva.

As divergências estão ultrapassadas, mas a formalização do acordo com os socialistas só deverá acontecer nos próximos dias.

"As negociações complexas criaram condições para essa solução estável, que espero poder ver formalizada nos próximos dias", referiu Catarina Martins, que no encontro com o chefe de Estado esteve acompanhada por Pedro Filipe Soares e José Manuel Pureza.

Passos como PM é "perda de tempo"

A porta-voz do BE admitiu ainda que o Presidente da República poderá indigitar a candidatura mais votada (a coligação PSD/CDS-PP), mas considerou que isso será "uma perda de tempo", já que sociais-democratas e democratas-cristãos não têm apoio maioritário no parlamento.

"Estão em minoria e não têm qualquer possibilidade de apoio", sublinhou, recordando também que, tal como já anunciaram, os ‘bloquistas' apresentarão uma moção de rejeição ao programa do Governo PSD/CDS-PP.

Relativamente às negociações com o PS e sobre o ponto em que está o acordo com os socialistas, Catarina Martins admitiu que as negociações foram complexas e que havia "divergências grandes", mas insistiu na ideia que agora estão "criadas as condições para um Governo estável em Portugal".

“Aquilo que interessa", ou seja, a protecção dos salários, emprego e pensões, está garantido, garante a bloquista.

"Nos próximos dias poderemos transmitir as condições de formalização desse acordo", sustentou, considerando que "é melhor esperar mais um dia ou dois e ter um acordo sério que proteja o que é essencial no país".

Catarina Martins assegurou ainda que em relação ao que já foi negociado com o PS, "no que diz respeito ao BE, não há possibilidades de voltar atrás".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó petervlg
    21 out, 2015 Lx 17:23
    A sua democracia não é a mesma que existe nos paises europeus. Aconselho-o a verificar quais são os 4 paises europeus em que têm governos nesta situação! E depois chame-lhes ditaduras... Aprenda o que é democracia parlamentar e a seguir vote com conhecimento de causa efeito. Coisa que desta vez parece que não fez!...é a vida!
  • Petervlg
    21 out, 2015 Valongo 09:15
    Então onde esta a vossa democracia que tanto falam? quer queiram quer não o povo escolheu a coligação para governar foram eles que ganharam as eleições e não o PS ou BE ou PCP, só em ditadura é que governa quem não ganhou. Se a Catarina Martins for uma democrata, que não é, deixa governar o governo que o POVO escolheu, até pode ser um mês ou meia dúzia de meses, mas foi o que o povo escolheu e não quem perdeu as eleições ou seja ficou em segundo ou terceiro lugar.
  • zita
    21 out, 2015 Lisboa 08:17
    Perda de tempo? Mas isso não foi o que SALAZAR fez desde sempre? Achou sempre que eleições eram perda de tempo! Então e o 25 de Abril foi para quê? Ou a democracia só está em perigo se forem partidos da direita ou do centro a dizer este tipo de disparates? A esquerda não é perigosa, só o foi na URSS, China, Cuba Coreia do Norte, aliás países com que os partidos que suportariam um hipotético governo do PS se identificam. Está bonito!
  • Fernando Jorge
    21 out, 2015 Torre da -Seixal 05:36
    Esta sª está a viver em Marte, que ai ainda não há Politiquice,o Sr Presidente da Republica vai empossar como 1º ministro o Sr P P C .formar Governo até Março do ano 2016, depois a esquerdalha faz cair o Governo, ai haverá eleições para um novo parlamento legitimo e o P S -B E- PCP desaparecem da vida politica .Por uns bons anos. E para não ficarem sem nada para fazer e aumentarem o nº de desempregados uns mais radicais vão para a Coreia,outros vão para a Grécia que fazem lá muita falta outros vão para Angola para sentirem na pele o viver em DEMOCRACIA se assim não for desde já as minhas desculpas...!?
  • Carlos Alberto
    20 out, 2015 Belo Horizonte 23:59
    Cavaco Silva, chamado tantas vezes com nomes insultuoso há-de responder com elevação a todos os especuladores.
  • Zé do Telhado
    20 out, 2015 Porto 23:33
    As divergências, quer dizer, a maior parte do nosso programa do BE aceitamos pôr no caixote do lixo. o poleiro vale mais do que tudo
  • Joao almeida
    20 out, 2015 Aveiro 23:27
    Esta "democrata" pensa que está na Coreia do Norte onde o chefe do partido decreta e está feito....Portugal é uma democracia talvez ainda não tenha dado por isso ....aqui o PR indigita o PM que vai apresentar um programa na AR e os partidos não democráticos têm que derrubar o governo assumindo a responsabilidade do que vão fazer ...esta comunista de meia tigela pensa que é ela (por isso é que está de acordo com o oportunista do Costa) dita as leis que lhe mais convém....será que esta pressa é porque pode haver mudanças de ideias e a possibilidade de pôr a mão no pote vai por água abaixo
  • Pedro
    20 out, 2015 Porto 22:56
    Não me parece que tão cedo estes individuos para lá vão.
  • VICTOR MARQUES
    20 out, 2015 Matosinhos 22:27
    Tempos atrás opinei aqui que desta "artista" o perigo maior vinha do seu "canto de sereia". Resultou!
  • Fernando
    20 out, 2015 Amarante 22:07
    Agora é que se vê os pseudo democratas, estalaram o verniz todo, devido a um entendimento do Ps com o BE e o Pc. Ora vejamos, Desde o 25 de Abril de 74, já la vão 41 anos de Democracia. Quem tem governado Portugal nestes anos todos? PSD, CDS e PS. O País está na merda, que é assim mesmo que se diz; devido a estes 3 partidos. Então qual é o problema que advém desses partidos mais a esquerda apoiarem um governo do PS? Eu sei, são esses tais "democratas" que andaram entachados estes anos todos que nunca fizeram nada na vida a nao ser viver à custa da do contribuinte, agora tem medo de perder a mama. Só digo isto: Com o Costita, pior do que está não fica.

Destaques V+