A+ / A-

Japão descarrega águas radioativas de Fukushima. "É contaminação", diz Zero

24 ago, 2023 - 08:41 • Redação

Iniciativa vai gerar conflitos geostratégicos desnecessários, antecipa o dirigente ambientalista Francisco Ferreira.

A+ / A-

O presidente da associação ambientalista Zero, Francisco Ferreira, denuncia a descarga de águas residuais radioativas da central nuclear de Fukushima que o Japão começou a libertar, esta quinta-feira, para o oceano Pacífico. Ferreira fala de um quadro de contaminação das águas.

"Organizações na área do ambiente consideram que os princípios de precuação em relação à contaminação dos oceanos estão em causa, com esta atitude do Japão", critica.

O especialista ambiental pede mais tempo para a obtenção de estudos conclusivos.

"Há estudos que ainda não foram feitos, nomeadamente na interação dos vários elementos radioativos no ecossistema e na cadeia alimentar. Portanto, devia ser utilizado mais tempo, continuando a água a ser armazenada antes de começar a ser enviada para o oceano", lamenta.

Francisco Ferreira alerta ainda para conflitos geostratégicos que a medida pode acarretar, nomeadamente para países vizinhos.

"Macau, Hong Kong, a China, acima de tudo, a tomar uma posição bastante dura em relação às descargas, e a afirmar que vai proibir o consumo de alimentos e este tipo de conflitos era, obviamente, evitável", remata.

No âmbito da medida anunciada pelo governo japonês, serão despejados 500 mil litros de água por dia. Um procedimento que terá a supervisão da Agência Internacional de Energia Atómica e que deverá estender-se até 2050.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+