Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

10 curiosidades sobre Isabel II, a monarca com o mais longo reinado de Inglaterra

09 set, 2015 - 13:29 • Inês Rocha

Conduziu ambulâncias durante a Segunda Guerra Mundial e foi também ao volante que provocou um príncipe saudita que a visitava. Trata os seus cães como príncipes, quis experimentar ser actriz e colecciona recordes. Conheça melhor Isabel II, a monarca que mais tempo reinou no Reino Unido.

A+ / A-

Às 17h30 desta quarta-feira, Isabel, com 63 anos, sete meses e três dias de trono, ultrapassa em longevidade do exercício da sua tetravó, a Rainha Vitória, que fixara o recorde graças a um reinado de 23.226 dias, 16 horas e 23 minutos.

A vida de Isabel II tem, pois, muito que contar. E muitas curiosidades lhe são associadas. Escolhemos 10.

Dois aniversários por ano
"Lillibet", como é conhecida por alguns elementos da família, celebra o aniversário duas vezes por ano. Apesar de ter nascido a 21 de Abril, a tradição manda que a monarca comemore oficialmente o aniversário em Junho, na altura do  tradicional desfile "Trooping the Colour", no qual está presente toda a família real.

A alegria do fim da guerra
Aos 16 anos, a princesa Elizabeth juntou-se ao Serviço de Auxílio Territorial, no qual trabalhou como mecânica e motorista. Chegou, até, a servir o exército em 1945, último ano da Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, Isabel II confessou que quando o seu pai anunciou o final da Guerra no rádio, ela disfarçou-se com a irmã Margaret e saiu do palácio para comemorar com o povo na rua.

O fim de uma tradição
Quando Elizabeth deu à luz o Príncipe Carlos, a  14 de Novembro de 1948, a princesa passou 30 horas em trabalho de parto. O que muitos não sabem é que este nascimento foi um marco na história da família real britânica. No Reino Unido, era tradição que um membro do governo presenciasse o nascimento do príncipe herdeiro, para garantir que o bebé real não era substituído. Uma prática criada no século XVIII, que deixou de existir desde este dia.

Um reinado, sete Papas
Durante o seu reinado, conheceu sete Papas - Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. A monarca só não se encontrou com João Paulo I, que morreu pouco tempo depois de ser eleito.

O dia em que conduziu o príncipe de um reino onde as mulheres não conduzem
Em 1998, durante uma visita de Abdullah, na altura príncipe da Arábia Saudita, ao castelo de Balmoral, na Escócia, Isabel II ofereceu ao monarca árabe um passeio pela propriedade a bordo de um dos seus Land Rover.
Porém, quem assumiu o volante nessa tarde não foi um dos motoristas reais, mas sim a própria Rainha, para desespero do árabe. A monarca sabia que mulheres eram (e ainda são) proibidas de conduzir na Arábia Saudita, mas isso não a impediu de acelerar pelas estradas da propriedade escocesa, ao lado do convidado.
Isabel II aprendeu a conduzir quando se juntou à Armada inglesa, em 1945, e é a única pessoa na Grã-Bretanha a quem é permitida a condução sem carta.

Os cães
A rainha britânica é conhecida por gostar de cães, em particular dos "corgi", uma raça escocesa introduzida na família real em 1933, pelo rei George VI, pai de Elizabeth. 
Mais tarde, quando fez 18 anos, a princesa recebeu a famosa Susan, a cadela que se tornou matriarca da linha de "corgis" reais.
Os cães viajam com a rainha para as várias residências, onde podem deambular à vontade, apesar de terem o seu próprio quarto. Todos os dias, o menu dos cães é impresso  pela cozinha real, juntamente  com o menu da família real.
Este ano, Isabel II recusou os dois cachorros que a neta Beatriz lhe queria oferecer, por temer tropeçar neles e cair, prejudicando o cumprimento da sua agenda.

O dia em que contracenou com James Bond
Em 2012, Isabel II  teve a sua primeira aparição cinematográfica ao lado do actual James Bond, Daniel Craig. Numa curta-metragem que integrou a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a monarca foi  "escoltada" pelo agente secreto mais famoso do mundo até a um helicóptero que a levaria, supostamente, até ao estádio olímpico. 
O salto de paraquedas para o estádio foi feito em tempo real por um duplo, Gary Connery, mas rendeu à rainha uma entrada triunfal na arena olímpica.
Morte anunciada duas vezes na BBC
Em 2010, um animador de rádio da BBC interrompeu a emissão com o anúncio de que a Rainha tinha morrido, ao mesmo tempo que se ouvia o hino nacional inglês.
Mais tarde, Danny Kelly terá contextualizado a afirmação, dizendo que se referia a um comentário de um seguidor do seu perfil no Facebook, que teria adoptado o nome de Isabel II. Depois da piada, Kelly foi impedido apresentar o seu programa até ao fim da semana.
Mais recentemente, uma jornalista da BBC escreveu no Twitter que a rainha de Inglaterra tinha morrido. Afinal, a notícia não passava de um teste técnico de obituários, mas a notícia espalhou-se.
O dia em que apareceu de surpresa num casamento
Quando souberam que a rainha estaria em Manchester no dia do seu casamento, John e Frances decidiram arriscar e enviar-lhe um convite. Não esperavam é que Isabel II aparecesse mesmo... e sem avisar. A rainha surpreendeu os recém-casados, que aproveitaram para tirar fotografias ao lado da monarca.

Mais um recorde para a colecção
Isabel II colecciona recordes do Guinness: além de ser, a partir desta quarta-feira, a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido, é ainda a monarca inglesa mais velha da história, com 86 anos. Recordes que fazem do filho, Charles, o herdeiro que terá esperado mais tempo para assumir o trono.
Isabel II é ainda a personalidade cujo rosto aparece em mais moedas internacionais - a rainha aparece em notas ou moedas de pelo menos 45 países.
Durante o Jubileu de Diamante, a monarca voltou a quebrar um recorde, com o maior desfile de barcos de sempre. Mais de 1000 embarcações desfilaram pelo rio Tamisa para comemorar os 60 anos de reinado de Isabel II.






Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+