Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Sanchez promete formar Governo respeitando a Constituição

28 abr, 2019 - 23:25 • Redação

Líder do PSOE, que venceu sem maioria absoluta, deixa garantia antes de iniciar negociações com outros partidos. "Ganhámos as eleições e vamos governar Espanha”, declarou.

A+ / A-

A única condição para formar Governo é o respeito pela Constituição e a promoção da justiça social, afirma líder do PSOE, Pedro Sanchez, o vencedor das eleições legislativas espanholas deste domingo.

Os socialistas ganharam sem maioria e vão ter que encetar negociações com vista à formação de uma coligação governamental ou parlamentar.

Da vitória tímida do PSOE à subida da extrema-direita. As reações dos políticos espanhóis
Da vitória tímida do PSOE à subida da extrema-direita. As reações dos políticos espanhóis

No seu discurso perante uma multidão de apoiantes, em Madrid, Pedro Sanchez disse que não vai impor “cordões sanitários a ninguém”, como o partido Cidadãos fez em relação ao PSOE.

“Os espanhóis querem, claramente, que o PSOE governe e lidere o país durante os próximos quatro anos. Tratava-se de ganhar as eleições e governar. Ganhámos as eleições e vamos governar Espanha. Serei o presidente de todos os espanhóis”, sublinhou.

Pedro Sanchez declarou que “ganhou o futuro e perdeu o passado”, elogiando a afluência de 75% dos eleitores a estas legislativas.

“Espanha demonstrou que tem democracia sólida e de qualidade. Milhares de espanhóis participaram em defesa da democracia. Enviámos várias mensagens: não queremos a reação, retrocesso, queremos um país que caminhe em direção ao futuro”, afirmou o líder socialista, numas eleições marcadas pela entrada do Vox, de extrema-direita, no Parlamento.

Nas legislativas deste domingo, o PSOE venceu com 28,6% dos votos e conquistou 123 deputados, longe dos 176 necessários para a maioria absoluta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+