Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal conquista quatro medalhas nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

12 set, 2023 - 17:35 • Lusa

Um aluno de Aveiro ficou em segundo lugar. Três alunos, de Ponte de Lima, Beja e Lisboa, conquistaram medalhas de bronze.

A+ / A-

Portugal ficou em quinto lugar nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, no Rio de Janeiro, ao conquistar uma medalha de prata e três de bronze, anunciou esta terça-feira a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

Rafael Inácio, aluno do 12.º ano na Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro, conquistou a medalha de prata.

Laura Muliar, aluna do 11.º ano na Escola Secundária de Ponte de Lima, Rui Rodrigues, do 12.º ano (Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja), e Tomás Faria, (10.º ano, Colégio Moderno, Lisboa), arrecadaram as medalhas de bronze.

"A equipa portuguesa parte hoje do Rio de Janeiro, depois de ontem [segunda-feira] participar na cerimónia de encerramento. Além dos alunos, fazem ainda parte da equipa António Salgueiro, capitão de equipa, professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e Nuno Arala, tutor da equipa e ex-olímpico", acrescentou a SPM, em comunicado.

Portugal participou pela primeira vez nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática em 1994 e, desde então, conquistou oito medalhas de ouro, 27 de prata e 44 medalhas de bronze.

A participação de Portugal na prova é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

O Ministério da Educação, a Ciência Viva e a Fundação Calouste Gulbenkian apoiam a realização das Olimpíadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+