Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Froome declarado vencedor da Vuelta de 2011 após desclassificação de Cobo

18 jul, 2019 - 11:13

O espanhol foi considerado culpado de “violar o regulamento antidopagem com resultados anormais no seu passaporte biológico, entre 2009 e 2011”.

A+ / A-

O britânico Chris Froome foi oficialmente declarado vencedor da edição de 2011 da Volta a Espanha em bicicleta, que terminou no segundo lugar, na sequência da desclassificação do espanhol Juan José Cobo, por doping.

A União Ciclista Internacional (UCI) oficializou a conquista de Froome, que soma sete conquistas entre as "grandes" voltas, com quatro vitórias no Tour, duas na Vuelta e uma no Giro.

O triunfo do britânico já tinha sido anunciado em junho último, mas o organismo que rege o ciclismo mundial aguardou até ao fim do prazo de um possível recurso de Cobo, vencedor da etapa da Volta a Portugal de 2008 que terminou na Senhora da Graça.

Em 13 de junho, o espanhol foi considerado culpado de “violar o regulamento antidopagem com resultados anormais no seu passaporte biológico, entre 2009 e 2011”.

Já a equipa INEOS, de Froome, “saudou a decisão da UCI”, considerando-a “uma notícia particularmente positiva para Froome, após a sua recente queda [num treino], que o afastou da Volta a França”. Cobo, de 38 anos, enfrenta uma suspensão de três anos, até 12 de junho de 2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+