Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ari Aster, 40 anos de "Alien" e uma sexta-feira 13 em setembro no festival MOTELX

17 jul, 2019 - 01:50 • Lusa

Da produção portuguesa, destaque para a estreia da longa-metragem de terror "Faz-me Companhia", de Gonçalo Almeida. Programa do MOTELX foi apresentado.

A+ / A-

A estreia de "Midsommar", a presença do realizador norte-americano Ari Aster e a celebração dos 40 anos de "Alien - O Oitavo Passageiro" acontecem em setembro, no MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa.

"São muitas as propostas para deixar a triscaidecafobia [medo do número 13] em casa", revela a organização, a propósito da 13.ª edição do MOTELX, que acontecerá no cinema São Jorge, de 10 a 15 de setembro.

Da programação apresentada esta terça-feira em Lisboa, a direção do MOTELX revelou a presença do realizador norte-americano Ari Aster, que apresentará "Midsommar" em estreia, descrito pela revista Variety como um filme de 'horror folk', inspirado numa festividade da cultura popular da Suécia.

Ari Aster fará ainda uma sessão especial no MOTELX da sua primeira longa-metragem, "Hereditário".

Aproveitando o facto de ser a 13.ª edição e de coincidir, pela primeira vez, com uma sexta-feira 13, o festival fará uma sessão especial de "Sexta-feira 13", um "filme de culto de 1980", de Sean S. Cunningham.

Este ano, o MOTELX irá ainda assinalar os quarenta anos da estreia de "Alien - O oitavo passageiro" (1979), de Ridley Scott, com exibição de uma cópia restaurada e em 4K, ao qual acrescenta ainda o documentário "Memory: The Origins of Alien", de Alexandre Philippe.

Será ainda estreado "The Golden Glove", do realizador alemão Fatih Akin, exibido no festival de Berlim.

Da produção portuguesa, destaque para a estreia da longa-metragem de terror "Faz-me Companhia", de Gonçalo Almeida, autor da 'curta' "Thursday Night", premiada em 2017 no festival, e exibida no ano seguinte em Sundance (EUA).

A competição de curtas-metragens este ano contará com dez filmes e o vencedor ficará nomeado para o prémio europeu Méliès d'Or.

Haverá ainda uma sessão de 'curtas' portuguesas programada e apresentada pelo realizador João Pedro Rodrigues.

Este ano, o MOTELX voltará a programar para os mais novos - na secção "Lobo Mau" - e contará, nos eventos paralelos, com o lançamento do livro de banda desenhada "Profondo Nero", da série Dylan Dog, com argumento de Dario Argento, e "As Histórias do Rei Amarelo", de Robert W. Chambers

A programação completa será revelada no começo de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+