Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pastoral juvenil de Lisboa com novo diretor e novo padre assistente

16 jul, 2019 - 13:25 • Ana Catarina André

O Patriarcado mantém a opção de ter um leigo à frente do departamento que se ocupa da evangelização dos jovens. Com a Jornada Mundial da Juventude no horizonte, “é tempo de potenciar a rede de contatos” construída nos últimos anos, assegura o novo responsável.

A+ / A-

O serviço da juventude, departamento do Patriarcado de Lisboa que se ocupa da evangelização dos jovens, tem novo diretor e novo padre assistente. João Clemente, leigo, e João Quintas, padre na paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa, ambos com 30 anos, foram nomeados esta terça-feira por D. Manuel Clemente.

“É um misto de sentimentos. Uma alegria por servir a igreja de Lisboa com os jovens, mas também um temor grande pela importância desta missão”, afirma o novo diretor João Clemente, que a partir de setembro substitui Cláudia Lourenço, no cargo desde 2015.

Também para João Quintas, sacerdote ordenado há um ano, o convite suscitou “espanto” e “admiração”. “Como padre, também sou jovem e sinto que estou incluído neste projeto”, diz.

Com a Jornada Mundial da Juventude, a realizar-se em Lisboa, em 2022, o departamento “está ao dispor da organização para o que for necessário”. “Trata-se de potenciar a rede de contactos do trabalho que fomos fazendo ao longo destes anos por toda a diocese,”, diz João Clemente que trabalha como consultor. E acrescenta: “Na pastoral juvenil é muito importante que se faça um trabalho de colaboração, de rede, de ponte entre as várias realidades juvenis, que não se esgotam na paróquia, nem nos movimentos, mas também com outros sectores da igreja, como a pastoral da família, a catequese, a pastoral vocacional e a pastoral universitária”.

Olhando para os próximos anos, João Quintas que sucede a Carlos Gonçalves, diretor espiritual no seminário dos Olivais, sublinha a importância de “incluir os jovens numa forma de ser e estar em Igreja”.

“À imagem da estrutura usada no Sínodo dos Jovens em Roma, trata-se de fazer com que os jovens se exprimam, indo ao encontro das suas inquietações”, considera. O diretor acrescenta: “O grande objetivo é que o nosso trabalho possa imprimir um espírito de unidade na diocese, na grande diversidade juvenil que há, seja a nível paroquial, a nível vicarial, a nível de movimentos.”

Além das alterações na pastoral juvenil, D. Manuel Clemente nomeou também Tiago e Regiani Líbano Monteiro, como novos diretores da pastoral da família, e monsenhor Duarte da Cunha, pároco de Santa Joana Princesa, em Lisboa, como assistente.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sasuke Costa
    17 jul, 2019 12:21
    A parada está alta, que o Papa Francisco é os seus bispos nos ajudem.

Destaques V+