Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Jovem impede espancamento de mulher e acaba condenado por homicídio do agressor

15 jul, 2019 - 18:12 • Redação

Um dos agressores, um toxicodependente de 42 anos há muito procurado pelas autoridades por assaltos violentos, acabaria por falecer no hospital. Borja vai agora ter de cumprir dois anos de prisão e indemnizar as filhas que Pedro abandonara.

A+ / A-

Fevereiro de 2015. Em Marbella, Espanha, Borja, então de 22 anos, assistiu ao assalto de uma mulher, seguido de um brutal espancamento, com vários golpes da cabeça da vítima.

Os assaltantes e agressores eram Pedro Toro Timeo e Isabel Cano, dois toxicodependentes já referenciados pelas autoridades, precisamente por furtos e agressões violentas. Borja interveio, garante que por "não ter conseguido ignorar a situação", confrontou os dois assaltantes e recuperou a carteira.

Pelo meio, envolveu-se numa luta com Pedro Toro Timeo, o agressor acabaria por tombar e bater com a cabeça no chão, o que o deixou em estado de coma. Dois dias após dar entrada no hospital, Toro Timeo faleceu. Borja responderia em tribunal por homicídio involuntário.

Esta segunda-feira, o tribunal condenou mesmo o jovem espanhol, hoje de 26 anos, a dois anos de prisão efetiva e ao pagamento de uma de uma indemnização no valor de 180 mil euros às duas filhas do agressor – filhas que haviam sido abandonadas por Pedro Toro Timeo, de 41 anos, em resultado da sua dependência com drogas.

Já Isabel Cano, parceira de Toro Timeo no assalto de 2015, também foi julgada em tribunal pela agressão, mas acabou por sair impune. Ambos, Pedro Toro Timeo e Isabel Cano, eram procurados à época pelas autoridades espanholas, sendo que Toro Timeo deveria mesmo dar entrada na cadeia para cumprir pena.

Apesar de, segundo garante a defesa do jovem, Borja ter agido de forma “altruísta” em defesa da vítima, o mesmo terá de cumprir os dois anos de prisão efetiva, o que está a gerar uma onda de indignação em Espanha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+