Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Selo de Excelência

DGS vai dar boa nota às universidades que promovam uma alimentação saudável

15 jul, 2019 - 11:52 • Anabela Góis , com Rui Barros

Apenas 3% das máquinas de venda automática das instituições de ensino superior disponibilizam aos estudantes fruta fresca. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável quer recompensar as instituições que promovem uma boa alimentação com um selo.

A+ / A-

A diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), Maria João Gregório, anunciou esta segunda-feira que o programa que coordena vai passar a atribuir um selo de excelência às instituições de ensino superior que promovam uma alimentação saudável nos seus recintos.

“O que vamos fazer hoje é lançar um selo de excelência da alimentação saudável no ensino superior. Com este selo pretendemos incentivar as instituições de ensino superior a implementar uma estratégia para promover a alimentação saudável”, anunciou em declarações à Renascença.

A decisão de atribuir este selo de excelência às universidades e institutos politécnicos que promovam hábitos de alimentação saudáveis vem na linha do que estava já definido no relatório que analisou a progressão da Estratégia Integrada Para a Alimentação Saudável (EIPAS) no segundo semestre de 2018. Neste relatório, os estudantes universitários são apontados como um grupo com especial propensão a adquirir maus hábitos de alimentação por este ser “um período crítico com impacto nos hábitos alimentares dos indivíduos”.

De acordo com um estudo, realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, apenas 3% das máquinas de venda automática das instituições de ensino superior disponibilizam aos estudantes fruta fresca.

Esta decisão de atribuir um selo de qualidade à oferta alimentar acontece no mesmo dia em que o relatório de 2019 do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) é apresentado. De acordo com a agência Lusa, entre as propostas deste relatório conta uma revisão da roda dos alimentos até 2020.

Portugueses continuam a beber bebidas com açúcar “em quantidades significativas”

De acordo com os dados do mesmo relatório, cada português consumiu no ano passado 60 litros de refrigerantes, o que equivale a 3,3 quilogramas de açúcar, um valor menor do que no ano anterior, quando começou a ser aplicado o imposto sobre estas bebidas.

Uma descida que é vista com bons olhos pela diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), que entende que os resultados mostram que o imposto sobre as bebidas com açúcar teve efeitos benéficos.

“O que estes resultados nos mostram é que este imposto teve resultados positivos. Acabou por incentivar a reformulação dos produtos – isto é algo que é notório e que se traduziu numa redução considerável na quantidade de açúcar nestas bebidas. E os dados da autoridade tributária também sugerem uma diminuição no consumo destas bebidas : uma diminuição de cerca de 20%”, disse à Renascença.

Uma descida que é vista com bons olhos, mas que não chega. Maria João Gregório considera que os portugueses ainda bebem estas bebidas “em quantidades significativas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+