Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bruxelas propõe suspensão de procedimento por défice excessivo a Itália

03 jul, 2019 - 15:43

A proposta surge depois de Roma ter adotado um orçamento que corrige os desvios apontados.

A+ / A-

A Comissão Europeia concluiu que já não se justifica, nesta fase, abrir um procedimento por défice excessivo contra a Itália. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici.

“O objetivo do pacto de estabilidade e crescimento não é punir nem impor sanções, mas sim garantir que os governos disponham de finanças públicas sãs e corrijam rapidamente os problemas à medida que os mesmos vão surgindo”, afirmou.

“Apraz-me constatar que foi isto que aconteceu hoje”, acrescentou, referindo-se ao esforço orçamental adicional anunciado esta semana pelas autoridades italianas.

“O governo italiano adotou um sólido pacote de medidas que garantem a plena conformidade com o pacto de estabilidade e crescimento. Acompanharemos atentamente a aplicação destas medidas no segundo semestre do ano”, afirmou Pierre Moscovici, disponibilizando-se para “garantir que o projeto de orçamento para 2020 esteja em conformidade com o pacto”.

O vice-presidente Valdis Dombrovskis, responsável pelo Euro e Diálogo Social, também se pronunciou sobre as medidas anunciadas por Itália.

“Congratulo-me com as medidas adotadas pelo Governo italiano para garantir melhores resultados orçamentais em 2019. Assegurar a solidez das finanças públicas é fundamental para a confiança e o crescimento. Neste contexto, é importante que a Itália respeite o compromisso assumido no sentido de preparar um orçamento para 2020 que esteja em sintonia com as normas orçamentais da UE, evitando assim mais incertezas”, afirmou.

A dívida pública italiana chegou aos 132,2% em 2018 e a Comissão Europeia prevê que poderia chegar aos 133,7% este ano e aos 135,7% em 2020, mais do dobro do limite de 60% fixado pelas regras europeias.

Bruxelas considera ainda que o crescimento da economia italiana abrandou e a confiança dos investidores piorou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+