Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estudantes de famílias ricas dominam vagas dos cursos com notas mais altas

26 jun, 2019 - 07:30 • Redação

Estudo da Fundação Belmiro de Azevedo retrata desigualdades no acesso ao Ensino Superior, conforme o nível socioeconómico dos estudantes.

A+ / A-

A capacidade financeira e o nível de escolaridade das famílias é determinante para o percurso dos jovens no ensino superior. A conclusão é de um estudo do EDULOG, da Fundação Belmiro de Azevedo, que é apresentado esta quarta-feira no Porto.

Segundo este estudo, avançado pelo "Jornal de Notícias", os filhos de pais com mais estudos optam pelas universidades, em particular por cursos com notas mais elevadas, como Medicina, Direito e Engenharias.

Já os alunos mais desvaforecidos vão sobretudo para politécnicos e dominam nos cursos de Educação e Ciências Empresariais.

Apesar de os jovens (18-24) que não têm um progenitor com formação superior serem 78% da população, correspondem apenas a 61% dos novos inscritos no Superior, o que indica que há uma sobrerepresentação dos estudantes com famílias com formação superior, alertam os investigadores.

Alberto Amaral, coordenador científico do estudo e também presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, considera que uma das soluções deveria passar pela criação de mais vagas nos melhores cursos. “As áreas que têm grande procura e níveis de acesso complicados deviam provavelmente ter uma maior abertura em termos do número de alunos. Quando o número de vagas aumentar o problema começa a diminuir”, diz à Renascença.

Contudo, sublinha que este não é um problema exclusivo da realidade portuguesa. “O cenário piorou no sentido em que começaram a aparecer mais cursos em que esse fenómeno se fez sentir. Mas isto é uma coisa conhecida a nível internacional, se formos ver a composição social dos alunos de Oxford, Cambridge, Harvard ou Yale veremos que isso acontece, e a composição social é completamente diferente de uma 'community college' nos Estados Unidos”, descreve.

[Notícia atualizada às 11h47]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+