Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Rio desvaloriza números sobre excedente orçamental e fala em "questões preocupantes"

25 jun, 2019 - 19:01 • Lusa

Governo "deitou foguetes ao ar", mas "existem aspetos preocupantes", alerta o líder do PSD.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, desvalorizou esta terça-feira os números sobre o excedente orçamental, apontando que o Governo "deitou foguetes ao ar", mas "até existem aspetos preocupantes".

"O excedente orçamental praticamente não tem significado. O que tem significado é aquilo com que vai fechar o exercício em 2019. O que está programado é que o défice público em 31 de dezembro de 2019 seja de 0,2%. O Governo deitou uns foguetes ao ar por um superavit no primeiro trimestre, mas o que interessa é a forma como o ano fecha", referiu Rui Rio.

O líder dos sociais-democratas, que falava aos jornalistas à margem de uma reunião que esta tarde ocorreu no Porto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, disse que "há todas as condições para chegar ao final do ano e cumprir o que está programado", mas falou também em "algumas questões preocupantes.

"O ministro Mário Centeno justificou-se, mas não percebeu bem que na prática é preocupante o que está a dizer. Ele disse que há mais 31.000 funcionários públicos. Mas se os serviços estão degradados e há mais funcionários, isto até me deixa preocupado. Há aqui um défice de gestão grave quando os serviços públicos estão piores e o ministro das Finanças vem dizer que tem mais gente ao serviço", disse Rui Rio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 jun, 2019 Lisboa 20:07
    Argumentação muito fraca, para o auto-proclamado líder da Oposição. E onde pára o programa de governo alternativo do PSD? O que é que fariam diferente do PS, se fossem governo? Acho que nada. Acho que se contentam em ser a muleta do PS, quando BE e PCP não estiverem para aí virados. Contentam-se em ser os "vices", e não é isso que se espera do PSD. Espero que o PSD arrebite, mas o tempo para tal, começa a ser curto.

Destaques V+