Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Holanda ficou sem telecomunicações durante quatro horas. Ninguém sabe porquê

24 jun, 2019 - 20:42 • Redação

Falha atingiu os números de emergência. "Ainda é muito cedo" para dizer que foi um ataque informático, adiantam as autoridades.

A+ / A-

A Holanda foi esta segunda-feira afetadas por uma falha geral nas comunicações. O “apagão” deixou os números de emergência e da polícia fora de serviço durante cerca de quatro horas.

A causa do problema ainda não é conhecida, mas a operadora Royal KPN NV afasta, para já, que tenha existido uma falha de segurança.

“Não temos razão para pensar que isto tenha sido um ataque informático e nós monitorizamos o nosso sistema 24 horas por dia”, disse o porta-voz da empresa.

"Ainda é muito cedo" para dizer que foi um ataque informático, adiantou Anna Posthumus, porta-voz do Coordenador Nacional de Segurança e Contraterrorismo.

Este é o maior “apagão” nas comunicações de que há memória na Holanda, país com 17 milhões de habitantes que se orgulha de ter uma infraestrutura de telecomunicações de ponta.

A falha teve origem na rede da Royal KPN NV, mas também atingiu outras operadoras que utilizam a mesma infraestrutura.

Os números de emergência estiveram em baixo, obrigando o Governo a aconselhar a população a dirigir-se ao hospital, aos bombeiros ou à polícia pedir ajuda pelos seus próprios meios.

A polícia militar, responsável pelas fronteiras, reforçou temporariamente a sua presença em pontos estratégicos e nos aeroportos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+