24 jun, 2019 - 20:42 • Redação
A Holanda foi esta segunda-feira afetadas por uma falha geral nas comunicações. O “apagão” deixou os números de emergência e da polícia fora de serviço durante cerca de quatro horas.
A causa do problema ainda não é conhecida, mas a operadora Royal KPN NV afasta, para já, que tenha existido uma falha de segurança.
“Não temos razão para pensar que isto tenha sido um ataque informático e nós monitorizamos o nosso sistema 24 horas por dia”, disse o porta-voz da empresa.
"Ainda é muito cedo" para dizer que foi um ataque informático, adiantou Anna Posthumus, porta-voz do Coordenador Nacional de Segurança e Contraterrorismo.
Este é o maior “apagão” nas comunicações de que há memória na Holanda, país com 17 milhões de habitantes que se orgulha de ter uma infraestrutura de telecomunicações de ponta.
A falha teve origem na rede da Royal KPN NV, mas também atingiu outras operadoras que utilizam a mesma infraestrutura.
Os números de emergência estiveram em baixo, obrigando o Governo a aconselhar a população a dirigir-se ao hospital, aos bombeiros ou à polícia pedir ajuda pelos seus próprios meios.
A polícia militar, responsável pelas fronteiras, reforçou temporariamente a sua presença em pontos estratégicos e nos aeroportos.