Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia

​Urso polar avistado em cidade a mais de 800 km de seu habitat natural

19 jun, 2019 - 17:43

As incursões de ursos polares em busca de comida são cada vez mais frequentes na região norte da Rússia, à medida que seu habitat e sua alimentação se deterioram em consequência da mudança climática e do degelo.

A+ / A-

Um urso polar, visivelmente emagrecido e com fome, foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça.

Os serviços de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais sobre um urso localizado numa cidade do distrito, a procurar alimentos no lixo, a mais de 800 km de seu habitat natural.

Anatoly Nikolaichuk, chefe do departamento de caça local, disse à agência de notícias Tass que a última vez que um urso polar foi visto na área envolvente de Norilsk foi há mais de 40 anos.

A mesma fonte acrescentou que as autoridades locais vão agora decidir como podem apanhar o animal e devolvê-lo à sua "casa".

As incursões de ursos polares em busca de comida são cada vez mais frequentes na região norte da Rússia, à medida que seu habitat e sua alimentação se deterioram em consequência da mudança climática e do degelo.

Os ambientalistas afirmam que os animais selvagens estão a sofrer com a redução do ambiente de caça e a diminuição do gelo, à medida que o ártico vai ficando mais quente.

Na Rússia os ursos polares são considerados uma espécie em risco de extinção e a sua caça é proibida.

Em fevereiro, os moradores do arquipélago ártico de Nova Zembla registaram uma invasão de dezenas de ursos polares agressivos que procuravam comida. As autoridades declararam estado de emergência, mas os ursos só abandonaram a região dez dias mais tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+