Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Futsal atinge número recorde de praticantes em Portugal

17 jun, 2019 - 12:45

Modalidade cresce como nunca e consegue títulos inéditos

A+ / A-

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao vencer, no último do jogo do "play-off", o Sporting por 4-3. Os encarnados voltaram a conquistar o campeonato, depois de três títulos consecutivos do Sporting.

Os leões, que se sagraram campeões europeus, falharam o inédito "tetra". Foram cinco jogos de grande nível técnico e tático que acabaram com demonstrações de "fair-play" das duas equipas.

Pedro Dias, diretor para o futsal da Federação Portuguesa de Futebol, fala do culminar de uma época de excelência para o futsal português.

"Portugal é campeão da europa sénior masculino, é vice-campeão da europa sénior feminino, é campeão olímpico sub-19 feminino, vai estar na fase final do Europeu sub-19 masculino que se realiza em setembro, é campeão da europa sénior masculino ao nível de clubes. Ou seja, há aqui um conjunto de factos que demonstra que o nosso nível desportivo é de topo, ísso é uma evidência. Significa que estamos a colher o fruto do trabalho que foi desenvolvido, da base ao topo. Trabalho da nossa estrutura e também dos clubes", refere, em entrevista a Bola Branca.

Recorde de praticantes

Portugal atingiu os 36 mil praticantes federados, sinal de que a modalidade está a crescer de forma sustentada, considera Pedro Dias.

"72% destes praticantes pertencem à formação, dos 5 aos 18 anos. Isso demostra o trabalho desenvolvido pelos clubes e pelas associações de futebol. A modalidade cresce e afirma-se socialmente no nosso país, é um crescimento de 9% da última época para esta, quando o habitual, dos últimos anos, tinha sido 2,5% ou 3%", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+