A+ / A-

Conhecidos os cinco finalistas do Prémio de Romance da APE

12 jun, 2019 - 12:44 • Agência Lusa

Galardão, no valor de 15 mil euros, é um prémio atribuído desde 1982. O objetivo é consagrar uma obra de ficção de autor português.
A+ / A-

Os escritores Djaimilia Pereira de Almeida, Hélia Correia, Joana Bértholo, Julieta Monginho e Rui Laje são os finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE) 2018.

O júri do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB (Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas), composto por José Manuel de Vasconcelos, Clara Rocha, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Pinto do Amaral, Maria de Lurdes Sampaio e Salvato Teles de Menezes, reuniu-se na terça-feira para analisar várias obras a concurso.

Da avaliação feita pelo júri resultou uma lista de cinco obras finalistas: "Luanda, Lisboa, Paraíso", de Djaimilia Pereira de Almeida, "Um Bailarino na Batalha", de Hélia Correia, "Ecologia", de Joana Bértholo, "Um Muro no Meio do Caminho", de Julieta Monginho, e "O Invisível", de Rui Laje.

O Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB, no valor de 15 mil euros, é um prémio literário atribuído pela APE desde 1982, com o objetivo de consagrar uma obra de ficção de autor português, publicada no ano anterior à atribuição do prémio.

No ano passado o romance vencedor foi "As Pessoas do Drama", de H.G. Cancela.


guialiga19_20_banner
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.