A+ / A-

​Renovar cartão de cidadão online vai ser possível a partir de dia 21

07 jun, 2019 - 09:58 • Redação

Governo anuncia ainda a criação de novos postos de atendimento para a entrega do documento de identificação e a contratação de mais pessoal.
A+ / A-

A partir de 21 de junho, renovar o cartão de cidadão através de internet, para quem tenha mais de 25 anos, já vai ser possível.

A data foi anunciada na Renascença pela secretária de Estado da Justiça. O Governo pretende com esta medida diminuir as longas filas que tem havido nos serviços.

“Como de cinco em cinco anos ainda temos o mesmo tipo quer de feição, quer de impressão digital, vamos usar esses dados que já estão guardados nos nossos sistemas. O cidadão a única coisa que vai ter que fazer é autenticar-se com o seu cartão de cidadão e a Chave Móvel Digital e, a partir dai, preenchendo somente um formulário, pode pedir a renovação do seu cartão”, explicou Anabela Pedroso.

Anunciou ainda que vão ser criados novos espaços para emissão do Cartão de Cidadão, o que vai permitir “uma descompressão” para a entrega do documento.

“Estamos a desconcentrar os pontos de acesso Cartão de Cidadão por todo o país, usando os Espaços Cidadão”, diz a secretária de Estado, garantindo que, por exemplo, na zona da Grande Lisboa, há atualmente cerca de 40 locais onde é possível tratar de assuntos relacionados com o Cartão de Cidadão.

Durante a entrevista relevou ainda que está em curso o processo para a contratação de cerca de 40 funcionários para atendimento ao público. Os novos trabalhadores devem chegar aos balcões dentro de dois meses, estima.

Quem pode usar?

Pessoas com 25 anos ou mais e que queiram manter os dados biométricos no sistema dos serviços de identificação. Além disso, o cartão do cidadão não pode ter caducado há mais de 30 dias.

Onde está disponível?

Medida avança em 40 espaços na Grande Lisboa.

E o resto do país?

Está a ser estudado avançar na Área Metropolitana do Porto. Mas a ideia é este sistema estar a funcionar em pleno até ao final de julho no resto do país.

Serviço vai estar disponível nas conservatórias?

Além de serem um complemento aos atuais balcões do Instituto dos Registos e Notariado, estes Espaços Cidadão vão funcionar também nas próprias conservatórias. Ou seja, o Governo acredita que a procura pelas conservatórias não vai reduzir. A vantagem está na rapidez.

O que mudou?

Tem tudo a ver com a entrada em funcionamento de uma nova versão do sistema informático de suporte às renovações de cartão de cidadão. Este sistema torna possível descentralizar e melhorar o fluxo de atendimento deste serviço, tornando-o, mais cómodo e mais rápido, mantendo simultaneamente os padrões de segurança.


guialiga19_20_banner
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rui veloso soares
    27 jun, 2019 porto 23:22
    como faço ???????
  • Carlos Costa
    08 jun, 2019 11:31
    UM padrão: promessas sempre "a partir de...."