Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reportagem. Serralves, esta festa "não tem preço"

02 jun, 2019 - 16:30 • Henrique Cunha

Duzentas atividades e centenas de artistas de 20 nacionalidades. Serralves em Festa é um espetáculo de multiculturalidade e multidisciplinaridade.

A+ / A-

Entram por norma em grupo. Alguns acompanham a família, outras há que chegam acompanhados de alguns amigos com quem “combinam a deslocação com muita antecedência”.

O Serralves em Festa, com as suas 50 horas “non stop” de atividades, já faz parte do roteiro dos portuenses, mas também de muitas pessoas de locais mais distantes, como é o caso do José que "massacrou a cabeça do pai" António para vir à edição deste ano.

O pai diz que tiveram de sair bem cedo de Mesão Frio para "aproveitar o máximo de atividades". E o José garante que valeu a pena pelo "circo e pelo teatro", mas sobretudo pelos "jardins e pelo contacto com os artistas".

São reduzidos os casos daqueles que chegam ao Serralves em Festa sem companhia. Ainda assim encontramos o Gilmar, um jovem brasileiro que vive no Porto e que não perdeu "nenhuma das últimas cinco edições".

Gilmar lembra que "para além de poder usufruir de forma gratuita de um conjunto enorme de iniciativas" tem também a possibilidade de "passear pelos lindos jardins de Serralves", algo que na sua opinião "não tem preço". Este ano o jovem brasileiro fez a visita sozinho porque os seus amigos de outras edições "tiveram de regressar ao Rio de Janeiro".

Para a organização, "Serralves em Festa é o evento que mais aglomera pessoas ao longos dos últimos anos" e que, de acordo com Rui Costa, coordenador-geral da iniciativa, "felizmente tem corrido muito bem".

Este ano não é exceção, e Rui assegura que o facto de durante o dia "o calor ter afastado algumas pessoas que preferiram a praia" foi compensado "com noites muito agradáveis".

O coordenador-geral do Serralves em Festa revela que "houve sempre muita gente ao longo do dia, mas a noite foi muito interessante, com muitas pessoas a virem usufruir de uma noite fantástica".

Rui Costa afirma que "as estatísticas não são o que mais motiva", embora "motive a participação das pessoas, pois é para elas que se trabalha e se faz o programa". Contudo, Rui garante que "a qualidade da experiência que possam ter no Serralves em Festa, isso sim é o mais importante".

Depois de 50 horas de atividades ininterruptas as portas do Serralves em Festa encerram às 22h00 deste domingo.

O balanço e número oficial de presença só deverá ser conhecido perto da meia noite. O ano passado o evento contou com a presença de quase 250 mil pessoas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+