Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deco confirma. Protetor solar 50+ para crianças devia estar rotulado com fator 15

31 mai, 2019 - 15:55 • Cristina Nascimento com redação

Na Bélgica e em Espanha, foram feitos testes ao mesmo protetor solar e os resultados foram idênticos. Infarmed já foi informado dos resultados do teste feitos pela associação de defesa do consumidor.

A+ / A-

A Deco - Associação de Defesa do Consumidor revela que um protetor solar para crianças tem um fator de proteção menor ao rotulado. "O protetor solar ISDIN Fotoprotetor Pediatrics Transparent Spray indica um fator de proteção solar (FPS) 50+, mas os testes em laboratório revelam que deveria estar rotulado com FPS 15", lê-se no site da associação.

Na quinta-feira, a congénere da Deco em Espanha já tinha pedido a retirada deste produto e de outro semelhante (que não existe à venda em Portugal) que também apresentava desconformidades. Também na Bélgica foram detetados problemas com este protetor solar.

A Deco diz ainda que o Infarmed já foi informado dos resultados dos testes "para que verifique a situação e atue em conformidade".

No comunicado, a associação garante que "os testes foram realizados num laboratório independente e certificado, seguindo as normas da Organização Internacional de Normalização".

A Direção-Geral da Saúde recomenda a utilização de um protetor solar com FPS mínimo de 30, independentemente do tipo de pele. "Para as crianças, que têm a pele mais sensível, aconselhamos uma proteção superior", acrescenta a nota da Deco.

Em reação à denúncia da DECO, a ISDIN, empresa que desenvolveu o protetor solar, garante que submeteu o produto "às provas mais exigentes para garantir a sua eficácia", garantindo igualmente que "o nível de eficácia do produto corresponde ao que é indicado na rotulagem".

Num comunicado enviado à Renascença, a empresa garante ainda que, apesar de ter enviado vários estudos independentes ("realizados por entidades de grande prestígio") à DECO sobre o produto em causa, "eles não foram levados em consideração, em momento algum, pela entidade ao preparar o seu relatório sobre protetores solares".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+