Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento aprovou diploma que altera teto salarial dos juízes

31 mai, 2019 - 13:27

Mas a votação não foi pacífica.

A+ / A-

A avocação para plenário deste ponto sobre o limite remuneratório permitiu perceber as divisões no plenário e dentro da bancadas.

Desde logo porque o CDS votou ao lado do PS e do PCP a favor do aumento do tecto salarial para 90 % do salario do Presidente da República.

Pedro Mota Soares, antigo ministro da Solidariedade e Segurança Social, declarou que foi imposta disciplina de voto e, por isso, apresentou uma declaração de voto, indiciando que votaria contra se tivesse oportunidade.

“Tendo sido imposta a disciplina de voto pela direcção do grupo parlamentar, acompanhei o sentido de voto definido pela mesma. Nas discussões internas sobre este assunto alertei que seria um erro o CDS mudar a sua posição de princípio que no estado o salário do Presidente da República é o mais elevado e que ninguém deve ganhar mais do que o Primeiro-Ministro”, declarou Mota Soares.

Já o PSD votou contra, tal como o Bloco de Esquerda, o PAN e o deputado não-inscrito, Paulo Trigo Pereira.

No Partido Socialista, Fernando Anastácio reiterou em plenário que é casado com uma juíza, mas não deixou de ser ele a defender a medida e a coordenar o grupo de trabalho que negociou este diplomou.

De resto, no PS choveram anúncios de declaração de voto, o que levou o presidente do PS, Carlos César, a anunciar que na bancada que lidera não houve disciplina de voto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+