Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

LGBTI. Polícias e Ministério Público vão ter manual para lidar com crimes de ódio

27 mai, 2019 - 13:44 • Liliana Monteiro

Documento será oficialmente lançado na terça-feira, no mesmo dia em que cerca de 30 profissionais vão receber formação sobre o tema.

A+ / A-

As forças policiais portuguesas e o Ministério Público vão ter um manual de procedimentos para lidar com crimes de ódio contra pessoas lésbicas, gay, bissexuais, transgénero e intersexo (LGBTI).

O objetivo é capacitar GNR, PSP, SEF, Polícia Judiciária e procuradores para uma atuação eficaz perante crimes de discriminação sexual, identidade e expressão de género. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, o gabinete da secretária de Estado da Igualdade explica que o manual é da autoria do Conselho da Europa, tendo agora sido adaptado à realidade portuguesa.

Rosa Monteiro vai presidir amanhã à apresentação deste manual, no mesmo dia em que arranca também uma formação de cerca de 30 profissionais sobre este tema.

“Esta é uma área na qual a formação de profissionais é imprescindível para garantir os direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo nos serviços públicos e encorajando-as a procurar a proteção e o apoio quando são vítimas de agressão”, explica a secretária de Estado no comunicado.

Durante a formação serão abordadas questões como ‘Compreender a ausência de queixas’, ‘Investigação de crimes de ódio’ e ‘Trabalhar com organizações da sociedade civil’.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+