Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições Europeias

Voto antecipado. Centenas de pessoas aguardam nas mesas de voto

19 mai, 2019 - 14:24 • Daniela Espírito Santo

Mais de 19.500 portugueses estão inscritos para votar antecipadamente.

A+ / A-

A modalidade de voto antecipado foi modificada e, pela primeira vez, nestas eleições europeias é possível a qualquer cidadão votar antecipadamente sem constrangimentos.

Mais de 19.500 pessoas inscreveram-se, entre os dias 12 e 16 de maio, para votar antecipadamente, sendo Lisboa o distrito com mais pedidos, de acordo com o Ministério da Administração Interna (MAI).

No Porto e em Lisboa, centenas de pessoas aguardam, este domingo, em longas filas, para conseguirem exercer o direito ao voto nestas europeias. Os tempos de espera chegam a ultrapassar a meia hora.

O processo de votação é diferente do habitual. Os votos não são colocados numa urna, mas antes guardado em envelopes, que depois serão selados e enviados para os locais onde, no próximo domingo, decorrerá a votação geral.

Lisboa é o distrito com mais pedidos de voto antecipado em mobilidade (8.851), seguido pelo Porto (3.014) e Coimbra (1.114). O distrito em Portugal continental onde menos pessoas solicitaram o voto antecipo foi Bragança, com 97 pedidos.

Em relação às regiões autónomas, a ilha da Madeira foi a que registou mais pedidos de votação antecipada (515), seguida pela ilha de São Miguel (316), nos Açores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+