Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alojamento local

Câmara do Porto rejeita "lógica de Trump", diz que não vai "criar muros" à entrada de turistas

14 mai, 2019 - 16:14 • Henrique Cunha

Movimento "O Porto não se vende" defende suspensão imediata de novos alojamentos locais no centro histórico. Autarquia garante que "não há portuenses a serem expulsos".

A+ / A-

Leia também:


No dia em que foi apresentado um estudo da Universidade Católica sobre o fenómeno do alojamento local no Porto, a autarquia sublinhou esta terça-feira que não está disposta a criar barreiras à entrada de turistas na cidade, nomeadamente através de mais controlos ao alojamento local.

O trabalho realizado pela Católica a pedido da Câmara Municipal prova a ideia geral de que é no centro histórico que se concentra o alojamento local, funcionando como grande motor da reabilitação urbana, em particular nessa zona.

Mais: de acordo com o estudo coordenado por Alberto Castro, mais de metade desses alojamentos foram instalados em casas que estavam ocupadas, o que aponta para que tenha sido conseguido à custa de despejos ou de fim de contratos de arrendamento.

Confrontado com este dado, o vereador da economia e turismo, Ricardo Valente, nega a tese de que há portuenses a serem expulsos da cidade.

"Isso é um mito", garante Ricardo Valente, lembrando que, na década de 1990, o Porto perdeu mais de 100 mil habitantes e que, nessa altura, não havia turismo nem alojamento local.

O vereador defende que “o Porto perdeu habitantes porque perdeu economia” e, embora não negue a existência de pressões no setor, rejeita a intervenção da autarquia "para criar muros" ou entraves à entrada de turistas, pedindo que não se alinhe numa "lógica de Trump”.

“Não venham criticar o sr. Trump por colocar um muro a dividir o México e os Estados Unidos e depois dizer que no Porto só entram os portuenses”, critica Ricardo Valente. “O Porto é uma cidade livre, uma cidade aberta que recebe bem toda a gente.”

Face à promessa da Câmara de colocar à discussão pública o seu regulamento sobre alojamento local no espaço de um mês, o presidente da Associação do Alojamento Local diz aguardar com expectativa e lembra que o mercado "já começou a autorregular-se".

No primeiro trimestre de 2019, revela Eduardo Miranda, "registou-se uma quebra grande de novos registos, de cerca de 90%”, o que indicia que “começa a haver uma regulação normal e até saudável do mercado”.

Diferente é o ponto de vista de Ana Barbeiro, da plataforma "O Porto não se Vende" e moradora no centro histórico, que denuncia a existência de "uma colmeia de turistas" naquela zona do Porto.

Para a ativista, devem suspender-se novos alojamentos locais no centro histórico ou, em alternativa, impor algumas limitações à exploração de casas para fins turísticos na zona. Contudo, o movimento “o Porto não se Vende” reconhece que, neste momento, é muito difícil avançar com este tipo de medidas dado que “é cada vez mais assumido que o alojamento local é cada vez mais um negócio”.

A Câmara rejeita aceder ao pedido e suspender novos alojamentos, com o vereador Ricardo Valente a assegurar que isso iria causar nova especulação de preços, o que, no seu entender, pode “originar maus negócios”.

O vereador garante que o município não está disponível para proteger esses maus negócios e assegura que “o Porto não vai meter dinheiro num especulador imobiliário e pagar-lhe o prejuízo como o Estado português fez com a especulação nos bancos e na compra de ações de bancos”.

"O Porto não vai ter um Joe Berardo da vida a dizer 'Eu especulei com o preço da casa e agora estou a perder dinheiro'", garante Ricardo Valente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+