A+ / A-

Papa aos jovens: novo modelo económico deve “incluir e não excluir, humanizar e não desumanizar”

11 mai, 2019 - 14:44 • Lusa com Redação

Francisco pediu aos jovens de todo o mundo que tenham a "coragem" de ser "protagonistas da mudança" e construtores de um mundo melhor.

A+ / A-

O Papa convocou jovens empresários e estudantes de Economia de todo o mundo para um encontro em Assis (centro de Itália), entre 26 e 28 de março de 2020 para idealizarem juntos uma mudança do modelo socioeconómico.

Francisco publicou, este sábado, uma carta destinada aos "jovens economistas, empresários e empresárias de todo o mundo" para convidá-los para este evento, que será denominado "Economia de Francisco", em homenagem ao santo pobre de Assis, que fundou a Ordem dos Franciscanos.

O objetivo é criar um modelo económico "diferente, que permita às pessoas viver e não matar, incluir e não excluir, humanizar e não desumanizar, cuidar da Criação e não depredar", num evento que gere "um pacto" para mudar a economia atual.

"Queridos jovens, sei que são capazes de escutar com o coração os gritos cada vez mais angustiantes da Terra e dos seus pobres em busca de ajuda e de responsabilidade, que pedem que alguém responda e não vire a cara", começa o Papa na missiva.

Novos laboratórios de esperança

O líder da igreja católica pediu aos jovens de todo o mundo que tenham a "coragem" de ser "protagonistas da mudança" e construtores de um mundo melhor.

Disse ainda que acredita que "as universidades, empresas e organizações são laboratórios de esperança para novas formas de compreender a economia e o progresso, combater a cultura do desperdício, dar voz a quem não tem nenhuma e propor novos estilos de vida".

Para o encontro serão convidadas também não crentes ou crentes de outras confissões e nacionalidades, "homens de boa vontade", refere ainda a carta.

As novas gerações vão poder ouvir os testemunhos de "alguns dos melhores especialistas em ciências económicas, assim como empresários e empresárias que já estão comprometidos a nível mundial com uma economia coerente com este ideal".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+