Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alex Merlim

Atenção, Keizer. "Do futsal para o futebol, poderia destacar-me"

07 mai, 2019 - 18:15 • José Pedro Pinto

Exclusivo Bola Branca. O futsal é a vida do brasileiro naturalizado italiano que decidiu a vitória do Sporting na Champions de futsal mas o destino de Alex Merlim poderia ser outro. Com Ronaldo "Fenómeno" como referência, o ala acredita que poderia ser peça de destaque sob o comando de Marcel Keizer.

A+ / A-

O ala que foi decisivo na conquista da primeira Liga dos Campeões de futsal da história do Sporting poderia não ter estado na final de Almaty. O leão pode agradecer o facto de Alex Merlim ter chegado a Alvalade no verão de 2015 à falta de oportunidades que teve no Brasil, ainda jovem.

Hoje, com 32 anos, o "canarinho" que é internacional pela seleção de futsal de Itália já está na história do Sporting. Na quarta época de leão ao peito, contabiliza já - para além da Champions, ainda bem fresca na memória - três campeonatos, três Taças de Portugal, duas Taças da Liga e duas Supertaças. Mas o destino poderia bem ter colocado, porventura, o nome de Merlim na equipa principal de futebol verde e branco. Com Marcel Keizer como treinador.

"No Brasil, há muita concorrência. Venho de uma cidade pequena, do interior, do Mato Grosso do Sul. Não tive muitas oportunidades", começa por recordar, em entrevista exclusiva a Bola Branca.

"Às vezes, ia fazer testes a clubes mas os empresários cobravam uma quantia alta por um mês de provas. Como tinha bolsa de estudos numa escola particular para jogar futsal e como já tinha 16-17 anos, optei pelo futsal. Começaram a surgir as oportunidades. Amo o futsal. É claro que todos pensam no futebol, até para ganhar mais dinheiro, mas sou muito feliz. Construí a minha família graças ao futsal. Só tenho a agradecer ao futsal", prossegue.

A referência Ronaldo "Fenómeno" e a possibilidade de ser destaque no futebol do Sporting

Bola Branca convidou Alex Merlim a imaginar, por momentos, que estava sob o comando de Marcel Keizer. Seria um Ronaldo "Fenómeno" em campo? Faria a diferença que o ídolo no futebol fez?

"(Risos) Igual era difícil", assume. "Igual a Ronaldo 'Fenómeno', Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo, Messi? Esses são de outro planeta", admite. "Mas passando do futsal para o futebol, acho que poderia destacar-me. Mas não igual a esses nomes. Ponta-de lança? Sim, era a posição em que gostaria de jogar", afirma.

O futsal acabou por ser, então, o caminho que a vida indicou a Merlim. E Falcão, ícone do futsal brasileiro e mundial, foi a inspiração seguida pelo ala natural da pequena localidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul.

"Na minha cidade, todos os rapazes da minha idade viam futsal. Sempre que via as jogadas dele [Falcão], ficava encantado. Era disso que o público gostava. Mas ele fazia isso de forma objetiva: lindas jogadas em busca do golo. Era o que todos gostavam nele: a magia das jogadas", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+