Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD quer “salvar” SNS generalizando modelo das PPP

13 set, 2018 - 18:47

Luís Filipe Pereira apresentou as ideias gerais do partido para o setor da saúde que será divulgado na integra na segunda-feira.

A+ / A-

O PSD defende a generalização da contratualização da gestão privada e social na saúde, considerando ser necessário "quebrar um tabu ideológico" de um modelo para "salvar e não eliminar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Na apresentação das linhas gerais do documento "Uma política de Saúde para Portugal" -- que apenas será divulgado na íntegra na segunda-feira no 'site' do partido -, o coordenador do Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD para esta área, Luís Filipe Pereira, considerou que "é incorreto" chamar privatização da saúde a este modelo, tratando-se de "generalizar o modelo das Parcerias Público-Privadas" (PPP) já existente.

"Temos x unidades que hoje, tirando quatro, são totalmente públicas. O que queremos é alargar esse universo de gestão privada ou social de hospitais que são hoje públicos para acolher mais eficiência e garantir a generalização do acesso", explicou o ex-ministro da Saúde de Durão Barroso e Santana Lopes.

Questionado sobre qual o limite para esta contratualização - que não abrangeria apenas hospitais -, Luís Filipe Pereira não quis quantificar um teto, dizendo que seria "um caminho progressivo" e que, pelo menos para já, "o Estado continuaria a ser maioritário".

Quer Luís Filipe Pereira, quer o presidente do CEN, David Justino, afirmaram que o 'powerpoint' hoje apresentado não altera significativamente a versão do documento que foi apresentada na Comissão Política Nacional em julho e negaram que, nesta reunião, tenha havido ameaças de demissão de dirigentes ou sequer "uma violenta discussão", como foi noticiado.

"Obviamente num partido democrático há opiniões diferentes, houve debate natural, houve pontos de vista por vezes diferentes", desvalorizou Luís Filipe Pereira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Peixoto
    16 set, 2018 Póvoa 12:03
    O PSD que se salve a si mesmo!
  • tito
    13 set, 2018 tomar 21:30
    Salvar o SNS? Rebentaram com ele durante a PAF Para se encherem com a privatizacao da saude. O mesmo que fizeram com a CP e agora choram que nao ha comboios. Ganhem vergonha!!!!!
  • Anónimo
    13 set, 2018 21:13
    Meter o SNS nas mãos do PSD é como meter dinheiro nas mãos de um ladrão.

Destaques V+